Ícone do site CartaCampinas

Movimento, poesia e novas perspectivas sobre a dança clássica são tema dos cursos oferecidos pelo Espaço Dançaberta

Continuando suas atividades em 2022, o Espaço Dançaberta abre sua casa para novos cursos em março. As artistas pesquisadoras Gabriela Alcofra e Zélia Monteiro serão as ministrantes dos dois cursos oferecidos: Movimento e Poesia: Dispositivos intercambiáveis para possíveis dramaturgias do corpo e Considerações sobre o ensino do Balé hoje. Todas as informações estão disponíveis aqui.

Cursos no Espaço Dançaberta

Neste mês, o Espaço Dançaberta recebe artistas referências da dança em São Paulo e de projeção nacional, trazendo oportunidades de aprimoramento a estudantes e profissionais das artes ou de um primeiro contato para o público em geral. Os cursos são voltados para pessoas interessadas na pesquisa do corpo e práticas de movimento.

Gabriela Alcofra (Foto: Acervo Pessoal)

As inscrições devem ser realizadas através do formulário. O Espaço Dançaberta está localizado na Rua Francisco de Barros Filho, 16A, Barão Geraldo, Campinas – SP. O uso de máscara e comprovante do esquema vacinal completo serão obrigatórios.

O curso Movimento e Poesia: Dispositivos intercambiáveis para possíveis dramaturgias do corpo irá acontecer no dia 19 de março (sábado), das 15h às 19h, com carga horária total de 4h. A oficina aborda o movimento e a poesia de forma não-hierárquica e transdisciplinar, buscando uma criação híbrida entre palavra e gestualidade para praticar e refletir sobre construções dramatúrgicas na cena contemporânea. De forma prática, os participantes são convidados a experimentar o movimento e a escrita de forma espontânea e poética.

Gabriela Alcofra é doutora e mestra em Artes da Cena pela UNICAMP e bacharel em Dança pela Faculdade Angel Vianna. Atua como professora, artista independente, diretora e pesquisadora do corpo e movimento. É instrutora de Pilates e Massoterapeuta Ayurvédica e docente do Mestrado Profissional, Graduação e do Curso Técnico profissionalizante da Escola Superior de Artes Célia Helena desde 2017. Sua última obra SEDE, versa sobre o feminino e a maternidade, e teve temporada online em 2021.

Já o curso Considerações sobre o ensino do Balé hoje, será nos dias 26 e 27 de março (sábado e domingo), das 10h às 13h, com carga horária de 6h. A partir de conhecimentos da anatomia e cinesiologia, o foco principal desta oficina é promover um trânsito coerente entre técnica e percepção da organização dos movimentos, para que o aluno possa entender que ao fazer uma aula, a maneira como realiza os movimentos do balé é que lhe trarão aprimoramento técnico e não o aprendizado de sequências de passos.

A ministrante Zélia Monteiro fundamenta seu trabalho de ensino da dança na percepção do corpo, como principal processo para aquisição da técnica. Na base de sua pesquisa criativa e pedagógica está o pensamento de Klauss Vianna e a escola clássica italiana (Cecchetti). Trabalha com improvisação cênica desde 1988 e dirige o Núcleo de Improvisação desde 2007. Criou e dirige o Centro de Estudos do Balé, que realiza cursos de formação para crianças e jovens e de atualização para professores de balé.

Estudos Para Flutuar, Zelia Monteiro (Foto: Silvia Machado)

Um novo espaço cultural em Campinas

Sediado em Campinas/SP no distrito de Barão Geraldo, o Espaço Dançaberta apresenta um local para estudo e trocas artísticas no campo da dança, do teatro, da música, da videodança e da comunhão em múltiplas linguagens. Inaugurado em dezembro de 2021, foi fundado pela artista pesquisadora Julia Ziviani, diretora do Grupo Dançaberta desde 2000.

Entendendo esse espaço como uma nova chance de ampliar o fazer artístico local, o Dançaberta visa consolidar um lugar para a apresentação de espetáculos do repertório do grupo e desenvolvimento de novas montagens, além de cursos de média e curta duração e ações artísticas que contribuam com a qualidade de vida e desenvolvimento de uma cidadania cultural. As portas também estão abertas para receber e produzir apresentações e exposições de grupos e artistas que queiram um espaço com uma infraestrutura capaz de recebê-los.

Cursos de Março no Espaço Dançaberta

Quando:  19, 26 e 27 de março

Inscrições: https://grupodancaberta.com/cursos-marco/

Investimento: a partir de R$120,00 (consultar valores e pacotes no site)

Classificação: a partir de 16 anos

Onde: Rua Francisco de Barros Filho, 16A, Barão Geraldo, Campinas – SP

Vagas: 15 por curso

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile