Ícone do site CartaCampinas

Mostra ‘Pioneiras do Cinema’ traz obras em curta e longa-metragem realizadas por mulheres no início do século XX

Está em cartaz na Plataforma Sesc Digital a mostra “Pioneiras do Cinema”, uma realização do Sesc São Paulo com curadoria de Fernanda Fava.

A inventiva Alice Guy-Blaché (Reprodução) que dirigiu “Os resultados do feminismo” (Les résultats du féminisme), 1906 e “O piano irresistível” (Le Piano Irrésistible), 1907

As mulheres sempre estiveram presentes na frente e atrás das câmeras de cinema, como atrizes, diretoras, roteiristas, fotógrafas, montadoras, cenaristas, figurinistas, iluminadoras. Muitas delas podem ser consideradas, inclusive, responsáveis por contribuir decisivamente na formação de uma linguagem específica das imagens em movimento, a narrativa audiovisual, desde os primeiros anos de criação do cinematógrafo. Mas seus nomes e contribuições raramente receberam menção na história do cinema. Não obstante, havia mais mulheres trabalhando na indústria cinematográfica nos primeiros vinte anos de sua existência do que em qualquer outro período na história. 

Esta mostra traz obras em curta e longa-metragem realizadas ou escritas por algumas destas pioneiras da sétima arte no início do século XX, entre 1906 e 1946.

Todos os filmes, sinopses e informações de exibição estão disponíveis AQUI.

FICHA TÉCNICA

Curadoria e Textos: Fernanda Fava
Revisão de Texto: Danielle Sales
Ilustrações: Larissa Ribeiro (Estúdio Rebimboca)
Produção: Sesc Digital
Realização: Sesc São Paulo

[  ] Obras em Domínio Público originalmente disponíveis no Internet Archive.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile