Governo Bolsonaro coloca diagnóstico e tratamento de câncer no Brasil em risco

Diagnóstico e tratamento de câncer no Brasil em risco

.Por Alexandre Padilha.

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), órgão de pesquisa técnico-científica, desenvolvimento tecnológico e responsável pela garantia do direito à saúde através da produção de radiofármacos para diagnóstico e tratamento de câncer, está sendo sufocado pelo governo Bolsonaro.

(foto ipen -site oficial – div)

O IPEN é uma autarquia do governo do estado de SP e sua gestão é feita por um convênio com a Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e está sendo desmontado pelo governo federal que cortou recursos, tentou aprovar mudança na Constituição para transferir para o setor privado a produção e, na recente porém não última presepada, exonerou o diretor da instituição sem consultar o governo do estado de SP, a direção do órgão e os seus pesquisadores.

Solicitei ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, através de um requerimento, informações a respeito da exoneração do diretor de Instituto, sobre qual justificativa e por que o Ministério ignorou o estabelecido no convênio com o governo do estado de SP, que prevê que o ocupante do cargo seja nomeado após passar pela avaliação do Conselho Superior do Instituto e pelo governador do estado.

A falta de recurso federal fez com que o órgão suspendesse a produção no ano passado, prejudicando milhares de pacientes que tiveram seus tratamentos de câncer interrompidos.

O governo federal quer destruir uma instituição pública que por mais de 60 anos nunca faltou com oferta de produtos e medicamentos que são necessários para o diagnóstico e tratamento de câncer no Brasil.

O IPEN garante, inclusive, a preços infinitamente menores do que o setor privado a produção e entrega desses insumos para os hospitais de todo o país.

Além disso, o órgão, por esse serviço que presta aos hospitais e pacientes, consegue garantir também a formação e qualificação de técnicos e pesquisadores em radiofármacos para produção desse conhecimento que é muito importante para diagnóstico e tratamento.

Os países do mundo que contam com sistemas nacionais públicos compreendem a produção de radiofármacos como algo estratégico. A pandemia da Covid-19 nos mostrou que nós não podemos ficar dependentes da importação de insumos essenciais para a saúde e é isso que vai acontecer caso o governo federal atinja seu objetivo de destruir essa instituição, que é uma autarquia do estado de SP e que atua em convênio com o governo federal.

Pacientes com diagnóstico e tratamento de câncer no Brasil inteiro sofrem com o enorme risco de não terem acesso às terapias pelo descaso, sufocamento e descompromisso do governo federal com o Ipen e com os brasileiros.

*Alexandre Padilha é médico, professor universitário e deputado federal (PT-SP). Foi Ministro da Coordenação Política de Lula e da Saúde de Dilma e Secretário de Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de SP.

Recent Posts

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

2 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

3 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

3 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

3 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

3 hours ago

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

18 hours ago