Categories: GeralInternacional

‘Expansão da OTAN é o erro mais fatídico dos EUA’, cravou em 97 diplomata norte-americano

O diplomata norte-americano, George Kennan, morto em 2005, é totalmente insuspeito para criticar a política internacional dos EUA. Ele foi um dos formuladores da política de combate à União Soviética durante a Guerra Fria.

Kennan 1904-2005 (foto de vídeo – reprod.)

Kennan, que ficou mais conhecido como um defensor de uma política de contenção da expansão soviética durante a Guerra Fria, deu palestras e escreveu estudos acadêmicas sobre as relações entre a URSS e os Estados Unidos. Durante o final dos anos 1940, seus escritos inspiraram a Doutrina Truman (política para conter o comunismo) e toda a política externa dos Estados Unidos de “conter” a União Soviética.

Seus escritos de 1946 e 1947 defendiam que o regime soviético era expansionista e que sua influência deveria ser “contida” em áreas de importância estratégica vital para os Estados Unidos. Esses textos justificaram a política anti-soviética do governo Truman e, consequentemente, as políticas posteriores da OTAN.

Reportagem da BBC lembra que George Kennan, classificou a expansão da Otan na Europa Central como “o erro mais fatídico da política americana em toda a era pós-Guerra Fria”.

Em um artigo publicado no jornal The New York Times em 1997, ele afirmou que a ampliação rumo ao leste inflamaria tendências nacionalistas e militaristas entre os russos e poderia afetar o próprio desenvolvimento da democracia na Rússia. Para ele, “não seria a maneira mais inteligente de lidar com um império humilhado após sua dissolução e detentor do maior arsenal nuclear do mundo”.

Para pesquisador e professor russo, Mikhail Troitskiy, a resistência dos membros da aliança em relação aos interesses russos levou a uma insatisfação cada vez maior no Kremlin. “A relutância da Otan em considerar as demandas de Moscou sobre a adesão da Ucrânia e o fim da política de expansão da aliança irritaram a Rússia. No entanto, essas eram contradições de fundo que de forma alguma tornaram inevitável o confronto militar entre a Rússia e a Ucrânia”, afirmou a BBC.

Carta Campinas

Recent Posts

Longa 20.000 Espécies de Abelhas discute o feminino por meio de três gerações de mulheres

(imagem reprodução) A ADunicamp exibe, no próximo dia 05 de agosto (quarta-feira), mais uma edição da Sessão…

6 hours ago

Sem controle em São Paulo, feminicídio cresce 10% no primeiro semestre

(foto monica andrade - gov sp ) Sem controle no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos)…

12 hours ago

Com espetáculos, oficinas e workshop, festival coloca em destaque a arte drag em Campinas

(foto rooh cordeiro - divulgação) Entre os dias 31 de julho e 9 de agosto,…

1 day ago

Atlas da Mobilidade prova que a Educação muda a vida das pessoas para melhor

(imagem reprodução) O desprezo e o ataque da extrema direita à educação não é apenas…

1 day ago

Blues Etílicos traz a Campinas a turnê que marca seus 40 anos de carreira em show gratuito

(foto divulgação) A banda Blues Etílicos desembarca em Campinas no dia 1º de agosto para…

1 day ago

Nina Neder y Los Peregrinos percorrem a música latino-americana em ‘Boleros para una Primavera’

(foto divulgação) Nina Neder y Los Peregrinos sobem ao palco do Teatro Sesi Campinas Amoreiras…

1 day ago