Categories: CinemaCultura

Mostra Plural de Cinema LGBTQIA+ traz seleção de 10 curtas-metragens do Reino Unido sobre diversidade, liberdade e direitos humanos

Online – De 18 de fevereiro a 20 de março de 2022, o Sesc São Paulo e British Council realizam a Mostra Plural de Cinema LGBTQIA+, com seleção de 10 curtas-metragens do Reino Unido que apresentam narrativas plurais, próprias de sociedades democráticas, constituídas por múltiplas formas de existência.

Cena do filme “Balada”, de Amélia Hashemi

A mostra faz a diversidade sexual e de gênero emergir como lupa para a percepção de impasses de diferentes naturezas, como xenofobia, racismo, transfobia, homofobia, não-aceitação familiar etc. A programação traz obras que descrevem uma jornada pelo Reino Unido: de alastramentos urbanos a paisagens rurais, de coberturas luxuosas a conjuntos habitacionais deteriorados, de igrejas a boates e da opressão e vergonha à libertação, celebração e aceitação. Embora essa jornada não seja fácil, os filmes celebram o longo caminho percorrido, a distância que ainda temos adiante e a importância da liberdade, da inclusão e da garantia de direitos para pessoas LGBTQIA+ em todo o mundo.

Plural é o programa do British Council que celebra a diversidade na criatividade. O objetivo é aumentar a visibilidade e a conscientização das artes e direitos LGBTQIA+, proporcionando um espaço seguro para discussão e promovendo oportunidades para artistas, públicos e organizações dentro e entre redes do Brasil, das Américas e do Reino Unido. A Mostra Plural é composta por filmes dos programas itinerantes Fresh Flare e More Films For Freedom.

Veja AQUI a programação completa da Mostra, com os filmes, sinopses e as datas de exibição.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Para contrapor Flávio, Lula precisa defender desbloqueio de acesso a praias privatizadas ilegalmente

(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…

3 hours ago

Documentário Não Existe Almoço Grátis acompanha lideranças da cozinha solidária

(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…

4 hours ago

PUPA reúne performance e artes visuais na Sala dos Toninhos

(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…

7 hours ago

Entre gestos e silêncios, Grupo Dançaberta percorre os ciclos da vida feminina em ‘Maré’

(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…

10 hours ago

Coral Zíper na Boca apresenta ‘Os Saltimbancos’ e ‘Wimbo Wa África’ no Convivência

(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…

11 hours ago

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

22 hours ago