Manifesto antropofágico do marxismo

(foto: reprodução YNTB 2021 – Yes, nós temos burlesco – link)

Só a antropofagia e a utopia se unem. É necessária uma antropofagia econômica em um país tão devoradamente desigual. A antropofagia é a nossa filosofia, nossa reinvenção e será a nossa economia.

É preciso devorar o marxismo, degluti-lo para que novas formas econômicas e filosóficas possam se estabelecer em um país estruturalmente desigual, violento, racista. “É preciso partir de um profundo ateísmo para se chegar à ideia de Deus”, nos disse Oswald.

É preciso devorar o marxismo na economia, não só na política e suas representatividades atrofiadas em 200 anos. É preciso fazer a antropofagia dos modos de produção.

Só nos interessa a contradição da produção, a insolubilidade de gerentes e operadores. Aqui o marxismo é sufocado e não consegue renascer. Na operação das máquinas. É preciso comer as máquinas da produção. A máquina que devora o planeta.

To make or not to make, to do ou let to do, estas são as questões. Quem vai produzir, não sob a chibata, mas com a própria consciência, com os próprios fantasmas?

“Queremos a Revolução Caraíba. Maior que a Revolução Francesa. A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem”, insiste Oswald.

É preciso fazer antropofagia do marxismo contra as elites vegetais e representativas, contra a paralisação centenária dos ganhos utópicos.

Chega de catequeses. Chegas de pastores marxistas ditando os dogmas do livro sagrado.

Chega de marxismo representativo enjaulado em parlamentos burgueses. Chega de democracia com grades legais. “A nossa independência ainda não foi proclamada”.

A antropofagia não gera um único marxismo, mas trezentos. Somos trezentos e cinquenta marxismos, plurais e diversos.

Recent Posts

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

1 hour ago

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

7 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

8 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

9 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

9 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

9 hours ago