Categories: Ideias e Prosas

‘Ser Voluntário’ exige comprometimento

.Por Roberto Ravagnani.

Lendo esta semana um artigo de Caetano Tona, pincei uma frase para começar meu texto de hoje: “Quase que uma unanimidade, as pessoas se surpreendem e duvidam de que alguém possa se dedicar de forma comprometida a algo, alguma causa, sem que haja uma recompensa financeira, diretamente ligada a ela. Essa com certeza é a conclusão de muitas pessoas.”

(foto adi goldstein – upl)

Deixando bem claro que para ser voluntário se exige o comprometimento e sem dúvida é possível se dedicar a uma causa qualquer desta forma. Aqui é um caso bem real, escrevo estas colunas voluntariamente, todos que a publicam, também é voluntariamente e em momento algum fizemos isto com pouca vontade. Estou muito perto de um número marcante, de 200 colunas escritas, 200 semanas ininterruptas de colunas escritas e enviadas há um número grande de publicações, algumas deixaram no meio do caminho, outras são firmes em seus propósitos e seguem publicando e espero que outras possam se juntar ao grupo para espalhar este conhecimento sobre um assunto tão importante e pouco divulgado.

Certamente ainda poucos reconhecem a importância do trabalho voluntário, mas cabe aqui algumas recordações: somos em aproximadamente 27.000.000 de voluntário no Brasil, 93% da população acredita que o trabalho voluntário é importante para ela e para a sociedade, 71% dos brasileiros tem interesse me fazer algum tipo de trabalho voluntário, entre outros dados interessantes divulgados pela pesquisa do Itaú Social e Instituto Unibanco de 10/21, estamos assim falando de um movimento que é quase unanimidade na população brasileira, onde quase nenhuma tema consegue esta marca e perceba, sem falar em ganhos materiais.
Portanto está decretado o assunto é interessante e importante para a maioria esmagadora de nosso universo chamado Brasil.

Sendo assim declaro que vou continuar com este nosso encontro semanal e comemorar de alguma forma nossa coluna de número 200 e antes que me esqueça, estamos em festas, desejo a você e sua família, um NATAL com muitas alegrias, para o ano que se inicia só posso desejar

Parceiro Carta

Recent Posts

Artes Pela Paz: Banda Pretas & Pretos leva a música negra ao palco em show gratuito no CCC

(foto reprodução instagram) A música negra brasileira e a valorização da ancestralidade ganham destaque no…

48 minutes ago

16ª Semana da Educação debate a construção de relações mais humanas nas escolas

(ricardo lima - divulgação) O Movimento Educação Sempre (MES) realiza, entre os dias 8 e…

1 hour ago

Teatro Castro Mendes recebe estreia de musical infantil inspirado em João e Maria

(foto telma martins - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe no próximo dia 14 de…

1 hour ago

Pesquisadores mostram que PEC de Flávio Bolsonaro destrói o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

1 day ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

1 day ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago