Categories: Geral

Paolla Miguel, estamos com você!

.Por André Henrique.

Estava a trabalho na casa legislativa de Hortolândia na segunda (08) e lá tomei conhecimento do que aconteceu na maior casa legislativa da RMC, a de Campinas, com a vereadora Paolla Miguel (PT). Um horror!
O passo mais asqueroso da turba fascista ocorreu ao longo do discurso da vereadora Paola Miguel, ouviu-se no ambiente apupos ensandecidos da malta extremista entoando “preta lixo”.

Um grupelho anti-vacina liderado por um vereador bolsonarista encheu as galerias da Câmara para proferir frases negacionistas como “vacina mata” – bem no dia em que pela primeira vez na Pandemia não houve mortes por covid-19 em todas as cidades de SP – e vaiar vereadores que defendiam a ciência.

Assim esses delinquentes se referem a uma jovem vereadora periférica e negra, eleita em 2020 aos 29 anos, reconhecidamente trabalhadora e serena.

Cheguei em casa e liguei a TV no canal da TV Câmara e a vi dando entrevistas, com a calma que lhe é peculiar, mas nitidamente abalada. Só quem sofre racismo sabe como dói, e desse jeito desabrido e covarde dói mais ainda.

Dói sim, Paola, simbolicamente dói como as chibatadas que os nossos antepassados tomavam nas costas, na cara e nas pernas. Dói. Dói na alma. Mas é por eles que você está aí. Os racistas quiseram te rebaixar, mas se rebaixaram e te colocaram na história.

Esse fato será lembrado eternamente e irá fortalecer a luta antirracista nas próximas décadas, sobretudo na Câmara de Campinas (a última cidade a abolir a escravidão). Simbólico. Só você sabe a dor que sentiu, Paola. Só nós sabemos o que é ser olhado com desconfiança, ser cobrado em triplo e ofendido nas entrelinhas. Só nós sabemos.

Mas o sangue e a luta dos nossos antepassados nos levaram a ter leis antirracistas através das quais esses canalhas serão punidos. E a sua a dor agora será símbolo das vitórias de amanhã do nosso povo negro contra o racismo.

Paola Miguel recebeu solidariedade de todos os cantos do país, incluindo o ex-presidente Lula, fez boletim de Ocorrência e está marcado para essa quarta, às 17h30, na Câmara Municipal de Campinas, manifestações contra os racistas.

Você já ganhou essa, companheira. Você não está sozinha, a prova disso se dá com a ampla mobilização e solidariedade que se agiganta em seu favor. Merecido, porque esse tipo de agressão racista não pode passar e não passará. Força, Paola Miguel. Estamos com você!

André Henrique – jornalista, cientista político e consultor político

Parceiro Carta

Recent Posts

Longa 20.000 Espécies de Abelhas discute o feminino por meio de três gerações de mulheres

(imagem reprodução) A ADunicamp exibe, no próximo dia 05 de agosto (quarta-feira), mais uma edição da Sessão…

14 hours ago

Sem controle em São Paulo, feminicídio cresce 10% no primeiro semestre

(foto monica andrade - gov sp ) Sem controle no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos)…

20 hours ago

Com espetáculos, oficinas e workshop, festival coloca em destaque a arte drag em Campinas

(foto rooh cordeiro - divulgação) Entre os dias 31 de julho e 9 de agosto,…

2 days ago

Atlas da Mobilidade prova que a Educação muda a vida das pessoas para melhor

(imagem reprodução) O desprezo e o ataque da extrema direita à educação não é apenas…

2 days ago

Blues Etílicos traz a Campinas a turnê que marca seus 40 anos de carreira em show gratuito

(foto divulgação) A banda Blues Etílicos desembarca em Campinas no dia 1º de agosto para…

2 days ago

Nina Neder y Los Peregrinos percorrem a música latino-americana em ‘Boleros para una Primavera’

(foto divulgação) Nina Neder y Los Peregrinos sobem ao palco do Teatro Sesi Campinas Amoreiras…

2 days ago