Categories: CulturaTeatro

Cia. Finibus fala da dor e da obsessão pelo que nos torna humanos em ‘Diários e Anotações para um Crime’

Saindo das apresentações online e retomando os espetáculos presenciais, a Cia Finibus, de Americana, leva nesse final de semana, 4 e 5 de dezembro, ao palco do Fábrica das Artes, o espetáculo premiado “Diários e Anotações para um crime”. Com texto e encenação de João Nalão e direção de Patrícia Claro, a história é marcada por símbolos, pela dor e obsessão pela descoberta do que nos torna humanos.

“O William é um personagem muito cativante e a peça retrata uma realidade que é muito mais comum do que podemos imaginar, então, o Willian pra mim é a representação de uma realidade que a gente teima em ignorar”, afirma João Nalão – ator e dramaturgo que dá vida ao personagem. 

(Foto: Divulgação)

A peça foi escolhida a dedo pelo grupo para a retomada aos palcos e está sendo um momento grandioso para todos. “O Willian sempre foi muito bem recebido pelo público, então quando ficamos sabendo da reabertura dos teatros, depois de tudo o que passamos, de estarmos longe do calor afetivo dos palcos, não tivemos dúvidas de que seria essa a peça para marcar a nossa retomada”, revela. 

Para quem já conhece a história e o formato da apresentação, a diretora do espetáculo, Patrícia Claro, conta que muita coisa mudou: “Como já fazia algum tempo que não encenávamos essa peça, coisas novas surgiram, novos significados, um olhar novo e diferente e tudo isso ficou muito interessante”, diz. Agora para quem não conhece a história, mas está com vontade de conhecê-la, a diretora aconselha que ela seja vista e ouvida com o coração aberto. “A peça faz críticas pertinentes e sempre deixa algo para nós pensarmos a respeito, é um sentimento que vai reverberando em nós”, conclui ela. 

Ao dizer que Willian é o tipo de personagem muito bem recebido pelo público, dá para imaginar também que as críticas ao espetáculo são muito boas, não é à toa, que o grupo leva o nome de Americana a diferentes festivais de arte e teatro e traz prêmios para a cidade. Em 2015, ele recebeu indicação como melhor espetáculo, melhor dramaturgia, melhor cenografia, melhor direção, melhor ator, melhor coletivo, melhor figurino e melhor sonoplastia no Festival Proscênio de Indaiatuba e venceu em 1º lugar nas categorias de melhor espetáculo, melhor dramaturgia e melhor cenografia. O Festival Proscênio teve como jurados Tiche Viana, Zen Sales e Paloma Duarte.Em 2016, o grupo teve indicação de melhor espetáculo, melhor texto inédito, melhor ator, melhor direção, melhor cenografia, melhor Iluminação no 15º FESTAETT em Tupã e recebeu a premiação em 3º lugar como melhor espetáculo, melhor texto inédito e melhor ator. 

INGRESSOS: Em respeito e de forma a seguir todos os protocolos de prevenção da COVID-19, o espaço Fábrica das Artes está com capacidade reduzida, portanto os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente com algum integrante do grupo ou pelo número (19) 98130-2570. Pelos mesmos motivos, só será aceito pagamento via PIX, a chave é o mesmo número para a reserva de ingressos e ambos estão em nome de Éverton Gatti.

SINOPSE: Em meio a lembranças e à realidade, William nos apresenta sua vida, bem como a sua infância, adolescência e vida adulta. A sua busca por encontrar a verdade e a bondade dentro das pessoas de maneira própria também é contada na narrativa, na qual o personagem se depara com uma crença familiar e com um caos interno que se instaura no processo de entender o certo e o errado. Temas atuais como família e religião são trazidos à tona – tudo através dos olhos de uma criança, porém, quando todas as máscaras se dissipam, ele acaba por criar seu próprio processo de tornar-se mais humano.

ESPETÁCULO: DIÁRIOS E ANOTAÇÕES PARA UM CRIME

Direção: Patrícia Claro

Elenco: João Nalão

Apresentação: 04 de dezembro às 20h e 05 dezembro às 19h no Fábrica das Artes (R. Dr. Cícero Jones, 146 – Vila Rehder, Americana)

Ingressos: R$ 15,00 (valor único)

Duração do espetáculo: 70 minutos

Classificação: 14 anos

Reserva e pagamento pelo PIX: (19) 98130-2570 – Éverton Gatti

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Entidades protestam em frente à Meta contra manipulação do Facebook e Instagram

(imagem reprodução) Diversas organizações da sociedade civil, entre elas o ANDES-SN (Sindicatos Nacional dos Docentes…

12 hours ago

Sala secreta de sócio oculto de Flávio Bolsonaro é estrutura para compra de imóveis em dinheiro vivo

(imagem reprodução) A Polícia Federal (PF) encontrou uma sala secreta em um hangar no Aeroporto…

12 hours ago

Na reta final para as eleições, Campinas volta a ocupar as ruas nos atos Sextou com Lula e Bora Lula

Bandeiras erguidas na sexta-feira e uma caminhada no sábado vão marcar os últimos dias de…

14 hours ago

Exposição apresenta diversidade da cena cultural de Campinas pelas lentes de 11 fotógrafos

Foto de Marilda Tedesco (divulgação) O Ponto de Cultura Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa)…

15 hours ago

As Comadres colocam pimenta no forró em show dançante ao ar livre e gratuito

(lu bortolini - foto divulgação) O forró pé de serra ganha voz feminina e novas…

17 hours ago

Solo ‘Quando Falta o Ar’ volta ao cartaz em apresentação única no Teatro Maria Monteiro

(foto firmino piton - pmc) O espetáculo “Quando Falta o Ar”, solo escrito e interpretado…

17 hours ago