Categories: GeralSaúde

Farmacêutica cobra R$ 2 milhões por tratamento contra leucemia descoberto com recursos públicos

Um tratamento genético (terapia genética) comercializado pela farmacêutica Novartis está sendo comercializado por cerca de 300 mil euros, o que equivalente a cerca de 2 milhões de reais por paciente. O tratamento é contra um tipo de leucemia.

(foto de vídeo)

O valor, injustificável sob qualquer análise, não foi descoberto totalmente pela empresa, mas com dinheiro público arrecadado por impostos pagos pela população. A descoberta foi de uma equipe da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, com financiamento público do governo, relata documentário da DW. A Novartis apenas ajudou a financiar e ficou como coproprietária da patente.

O documentário mostra a violência capitalista através da ganância que é permitida para que empresas explorem a morte de pessoas em nome de lucros exorbitantes por meio de descobertas científicas, muitas vezes financiadas com recursos públicos, ou seja, com impostos pagos pela população.

Um outro tratamento, contra a Hepatite C, por exemplo chegou a custar nos EUA cerca de 84 mil dólares, equivalente a R$ 440 mil, do laboratório Gilead. Bem mais simples que a terapia genética, o tratamento se resume a tomar alguns comprimidos. Em outros países, o tratamento genérico contra a Hepatite C pode ser feito por menos de 8 dólares, revela a reportagem. Veja o documentário abaixo:

Carta Campinas

Recent Posts

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

1 hour ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

19 hours ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

1 day ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago

Banda campineira Forróbaile lança o primeiro álbum em show gratuito na Sala dos Toninhos

(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…

2 days ago