Ciclo de debates online discute as diversas formas de violência contra as mulheres e sua luta por direitos e igualdade

A partir do dia 14 de setembro, terça-feira, o Sesc Campinas realiza um intenso ciclo de debates online que tem o intuito de discutir as diversas formas de violências ocorridas contra as mulheres, as inúmeras formas de luta para que isso não ocorra e a busca por direitos e existências.

“As mulheres são vítimas, historicamente, de violências sistêmicas no âmbito público e privado. Durante o período de pandemia e isolamento social, os números e índices das violências cometidas contra as mulheres só aumentaram. As Promotoras legais populares são referência no trabalho com educação popular jurídica feminista. Nesse ciclo de debates elas trarão reflexões e pontos importantes no cenário de enfrentamento da violência de gênero e raça, além de promover conexões e fortalecer as mulheres frente a essa realidade’, declara Gabriella Rancan, técnica de programação do Sesc Campinas.

(Imagem: Sesc – Divulgação) (Crédito fotos: Wagner Cesar de Carvalho Mineiro, Ilya Batia de Oxum, Sidélia Silva, Raquel Teixeira, Leticia Faria)

O projeto “Mulheres e Violências” tem início com o evento “Histórias da Luta e Combate à Violência contra as Mulheres” (dia 14/9, terça, às 19h – Grátis – Livre (participação on-line mediante inscrição – https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao) que procurará refletir sobre o acúmulo de estratégias e práticas emancipatórias desenvolvidas por mulheres, tendo como base questões relacionadas com a violência contra o gênero feminino. Além disso, será realizado o destaque entre teoria e prática da história de luta contra a violência, bem como, trazer à tona experiências e nomes esquecidos pela história.

“Violência no Trabalho e Direitos” (dia 21/9, terça, às 19h – Grátis – Livre (participação on-line mediante inscrição – https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao), por sua vez, versará sobre a violência no mundo do trabalho, que impõe condições distintas entre homens e mulheres e entre mulheres negras e brancas, reforçando o padrão de desigualdade e violência. A ausência de proteção dos direitos trabalhistas e a violência cotidiana são parte das lutas das mulheres por igualdade e justiça.

Em “Violência em Contextos de Privação de Direitos” (dia 28/9, terça, às 19h – Grátis – Livre (participação on-line mediante inscrição –https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao) serão discutidas as violências contra as mulheres em cenários de privação de liberdade e direitos, em particular na situação de cárcere e no tráfico de mulheres, ampliando a percepção da violência institucional e do caráter sistêmico dessas questões.

Encerrando o ciclo, “Assistência Social e Saúde” (dia 5/10, terça, às 19h – Grátis – Livre (participação on-line mediante inscrição –https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao) discute as experiências feministas contra a violência e a marginalização no âmbito da assistência social e da saúde pública, destacando vários temas, tais como, violência obstétrica, discriminação e violência institucional, enfocando também mulheres LBTT (Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) em situação de rua e usuárias de drogas.

O projeto contará ainda com a participação das Promotoras Legais Populares (PLP’s) de Campinas e parceiras. Também conhecidas em toda a América Latina como “agentes multiplicadoras de cidadania”, elas são lideranças comunitárias que orientam mulheres cujos direitos foram violados a ter acesso à Justiça e aos serviços que devem ser procurados quando algo assim acontece. Em geral, agem no enfrentamento da violência e das discriminações de gênero, de orientação sexual e de raça, atuando em comunidades, sindicatos, escolas, hospitais, postos de saúde e afins.

As vagas online são limitadas e serão preenchidas mediante inscrição através do endereço https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao, de acordo com o dia e o horário de cada atividade.

Todos os debates serão transmitidos pela plataforma Zoom, com o envio de um link apenas aos inscritos até o dia da atividade.

DIA 14/9 | terça-feira

Ações para a Cidadania :: HISTÓRIAS DA LUTA E COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Com Magali Mendes, Sidélia Silva e mediação de Julia S. Abdalla. Encontro on-line para a reflexão sobre o acúmulo de estratégias e práticas emancipatórias desenvolvidas por mulheres, tendo como base questões relacionadas com a violência contra a mulher. Além disso, será realizado o destaque entre teoria e prática da história de luta contra a violência, bem como, trazer à tona experiências e nomes esquecidos pela história.

Dia 14/9, terça, às 19h.

Grátis. Livre.

Inscreva-se através do endereço https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao a partir das 14h do dia 31/8.

Vagas limitadas.

A atividade acontecerá na plataforma Zoom, através do envio de link (apenas para os inscritos), até o dia da atividade.

DIA 21/9 | terça-feira

Ações para a Cidadania :: VIOLÊNCIA NO TRABALHO E DIREITOS

Com Regina Teodoro, Raquel Teixeira e mediação de Paola Fernanda Silva Mineiro. O encontro on-line versará sobre a violência no mundo do trabalho, que impõe condições distintas entre homens e mulheres e entre mulheres negras e brancas, reforçando o padrão de desigualdade e violência. A ausência de proteção dos direitos trabalhistas e a violência cotidiana são parte das lutas das mulheres por igualdade e justiça.

Dia 21/9, terça, às 19h.

Grátis. Livre.

Inscreva-se através do endereço https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao a partir das 14h do dia 7/9.

Vagas limitadas.

A atividade acontecerá na plataforma Zoom, através do envio de link (apenas para os inscritos), até o dia da atividade.

DIA 28/9 | terça-feira

Ações para a Cidadania :: VIOLÊNCIA EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO DE DIREITOS

Com Iya Batia de Oxum, Rosa Maria Silva dos Santos e mediação de Julia S. Abdalla. Nesse encontro on-line serão discutidas as violências contra as mulheres em contextos de privação de liberdade e direitos, em particular na situação de cárcere e no tráfico de mulheres, ampliando a percepção da violência institucional e do caráter sistêmico dessas questões.

Dia 28/9, terça, às 19h.

Grátis. Livre.

Inscreva-se através do endereço https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao a partir das 14h do dia 14/9.

Vagas limitadas.

A atividade acontecerá na plataforma Zoom, através do envio de link (apenas para os inscritos), até o dia da atividade.

DIA 5/10 | terça-feira

Ações para a Cidadania :: ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE

Com Camila de Godoi, Leticia Faria e mediação de Paola Fernanda Silva Mineiro. Discussão sobre as experiências feministas contra a violência e a marginalização no âmbito da assistência social e da saúde pública, destacando temas como: violência obstétrica, discriminação e violência institucional, enfocando também mulheres LBTT (Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), em situação de rua e usuárias de drogas.

Dia 5/10, terça, às 19h.

Grátis. Livre.

Inscreva-se através do endereço https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao a partir das 14h do dia 14/9.

Vagas limitadas.

A atividade acontecerá na plataforma Zoom, através do envio de link (apenas para os inscritos), até o dia da atividade.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

11 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

17 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago