Série de música instrumental mostra a improvisação do trio Caixa Cubo em temas autorais e em obras como ‘Baião Malandro’

No ar desde abril de 2020, o #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com novos talentos. As transmissões acontecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo.

As transmissões são majoritariamente realizadas diretamente das unidades do Sesc São Paulo, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além dos palcos, alguns trabalhos são transmitidos a partir da casa ou do estúdio dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo.

(Foto: Gal Oppido)

Terça-feira é dia de música instrumental na programação Música #EmCasaComSesc – e do Instrumental Sesc Brasil. No dia 24/08, o Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, recebe o show do Caixa Cubo, trio formado por Henrique Gomide (piano), Noa Stroeter (contrabaixo) e João Fideles (bateria), que tem a improvisação como elemento central de seu trabalho. Durante a apresentação, os músicos mostram composições de “Angela” (2020), sétimo e mais recente álbum do grupo – que traz o diálogo entre a sonoridade brasileira e elétrica da década de 1970 de grupos como Azymuth, e os beats de Yussef Kamaal -, além de outros temas autorais e obras de compositores que admiram. O repertório reúne músicas como “Khanimambo” (Henrique Gomide), “Valsa em Ré” (Noa Stroeter), “Saturno” (João Fideles e Henrique Gomide), “Baião Malandro” (Egberto Gismonti) e “Romance of Death” (Hugo Fattoruso).

Caixa Cubo é um projeto multifacetado de música instrumental brasileira, fruto das incursões musicais dos paulistanos Henrique Gomide, Noa Stroeter e João Fideles. O trio se destaca pela abrangência de repertório e pela interação entre os músicos, que desenvolveram uma linguagem própria de música brasileira moderna ao longo dos anos. Os integrantes concluíram em 2014 mestrado com bolsa integral na Holanda, pelo Real Conservatório de Haia, e realizaram concertos em importantes clubes e festivais de jazz espalhados pelo mundo, em países como França, Dinamarca, Portugal e Alemanha, além do Brasil. O Caixa Cubo já se apresentou com diversos artistas de renome, a exemplo de Teco Cardoso, Nailor Proveta, John Ruocco, Andrea di Biase, Mike Fletcher, Sagit Zilberman e Celso Mahuae.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

3 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

9 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

9 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

9 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

1 day ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

1 day ago