Ícone do site Wordpress Site

Museus-Casas Literários homenageiam Haroldo de Campos, Torquato Neto e trazem curso sobre os personagens cineastas de Almodóvar

Em São Paulo – A Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida oferecem uma série de atividades gratuitas durante o mês de agosto, como oficinas, sarau e visita temática, como parte de uma programação em homenagem ao poeta Haroldo de Campos.

Na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, as diferentes vertentes da literatura poderão ser exercitadas durante sarau, recital, oficina e cursos do museu.

Às terças-feiras de agosto, dias 10, 17, 24 e 31 a partir das 19h, acontecerá a oficina “A Palavra Fraturada – Expressão e silêncio no trauma”, via Zoom. Com mediação de Isabela Sancho, escritora, psicanalista e ilustradora, e Reynaldo Damazio, editor, crítico literário, escritor e coordenador do CAE (Centro de Apoio ao Escritor) da Casa das Rosas, a formação apresenta diferentes formas pelas quais o trauma pode se expressar na literatura, com estudos da psicanálise como base. A cada encontro, a turma participante passa por um breve exercício para experimentação formal.

O Núcleo de Ação Educativa do museu apresenta, no canal de YouTube e no Facebook , “Haroldo de Campos: uma breve biografia” no dia 18 de agosto, quarta-feira, às 16h30. Como a Casa das Rosas também se dedica à obra do poeta Haroldo de Campos (1929-2003), a atividade traz o tema de 2021 da Rede de Museus-Casas Literários, “Imprevisto e reinvenção”, no mês do nascimento e morte do patrono da instituição.

Haroldo de Campos

“HORA H: irmãos siamesmos”, evento tradicional para celebrar a obra de Haroldo de Campos na ocasião de seu aniversário, está programado para às 19h de 19 de agosto, dia em que o poeta e tradutor nasceu. Traduções pioneiras e marcantes de obras de Mallarmé, Pound e Maikóvski, revisões de autores brasileiros como Sousândrade e Oswald de Andrade são algumas das realizações conjuntas dos irmãos Haroldo e Augusto de Campos e que serão abordadas na atividade transmitida no canal de YouTube do museu.

Daniel Minchoni, Dirceu Villa, Ivan de Campos, João Bandeira, Juliana Di Fiori Pondian, Lúcio Agra, Marília Garcia, Natália Agra, Noemi Jaffe, Raquel Campos e Walter Silveira são alguns nomes que participam com leituras. No encerramento, os músicos Cid Campos e Péricles Cavalcanti cantam canções que realizaram em parceria com Augusto e Haroldo. A apresentação do HORA H fica por conta de Ivan de Campos, poeta e professor titular de Química, Júlio Mendonça, poeta, doutor em Comunicação e Semiótica e coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos, na Casa das Rosas, e Marcelo Tápia, poeta, tradutor, ensaísta, professor e diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo.

O curso “Pontes entre o romantismo e o modernismo”, com Ana Beatriz Demarchi Barel, professora e pesquisadora em áreas como Literatura Brasileira, Literatura Comparada, História Política e História da Arte, está programado para os dias 25, 26 e 27 de agosto, quarta a sexta-feira, das 19h às 21h, pelo Zoom. A discussão é voltada aos textos curtos de Machado de Assis, José de Alencar e Alfredo Taunay, a fim de identificar continuidades e rupturas entre o Romantismo e o Modernismo brasileiro, além da apresentação de telas de pintores que dialogam com textos dos dois movimentos literários. Inscrições abertas até 25/08 neste link .

O recital “Meu coração num cone de sorvete pra você”, realizado por meio do Sinestesia – programa do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas, voltado às interfaces e hibridizações entre poesia, música contemporânea, vídeo e performance – ocorre no dia 26 de agosto, quinta-feira, a partir das 19h, via Zoom. A partir de influências da poesia concreta, e. e. cummings, Florine Stettheimer (a quem o livro é dedicado), e de um humor peculiar, João Reynaldo cria poemas e desenhos feitos inteiramente na máquina de escrever sobre papel de pastel 10 x 15 cm. O evento consiste numa leitura multimídia dos poemas do livro que dá nome ao recital. Cadastro prévio está aberto até 26/08 neste link .

“Diálogos Sincrônicos”, série de saraus da Casa das Rosas que destaca a troca literária entre diferentes gerações, movimentos e grupos, traz no dia 28 de agosto, sábado, às 19h, a obra de Torquato Neto (1944-1972), poeta, jornalista e letrista ligado à Tropicália, com letras que ganharam vozes como as de Elis Regina, Gilberto Gil e Jards Macalé. A curadoria é do poeta, tradutor e editor Fabiano Calixto. O sarau será apresentado pelo Zoom e as inscrições ficam abertas até 28/08 neste link .

No início de setembro, a pesquisadora Ana Beatriz Demarchi retorna com o curso Maxacalis, Guaranis, Tupis, Tupinambás: o Brasil indígena, dos românticos aos modernos de 1922, realizado entre 1º e 3 de setembro, das 19h às 21h. A formação destaca como este tema ainda intriga, surpreende e atrai a produção cultural brasileira. As inscrições estão abertas até 1/09 neste link.

Palestras e visita temática integram a agenda do museu Casa Mário de Andrade, com música, literatura e culinária.

Marcelo Pretto, integrante do Barbatuques, do grupo Barca, cantor autodidata e pesquisador da música brasileira tradicional, apresenta a palestra “João Gilberto: 90 anos de bossa-nova” em 14 de agosto, sábado, às 16h30, no Zoom, como uma homenagem ao João Gilberto que completaria 90 anos. Referências fundamentais do repertório do artista compõem atividade. Inscrição aberta até 14/08 por este formulário .

Já a palestra “A culinária e a música na sala de Mário de Andrade” mostra como os sentidos da culinária e da música são estímulos sensoriais importantes nas recepções que eram promovidas por Mário de Andrade, na sala da residência onde vivia e que fica no próprio museu. A atividade é veiculada pelo Zoom, a partir das 16h30, e faz parte da programação da Jornada do Patrimônio 2021. A inscrição está aberta até 21/08 neste formulário . A coordenação é de Viviane Aguiar, jornalista, mestre e doutoranda em História Social pela USP, e de Cacá Machado, historiador, compositor e professor doutor do departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp.

Durante a visita temática “Folclore no Modernismo brasileiro”, apresentada pelo Facebook e canal de YouTube do museu, Arthur Major, educador da Casa Mário de Andrade, formado em História pela FFLCH-USP, destaca como o folclore fortalece o objetivo do movimento modernista em ressaltar costumes e a cultura típicos do Brasil. Atividade ocorre em 26 de agosto, quinta-feira, a partir das 161h30, e também é uma forma de celebrar o Dia do Folclore Nacional (22/08).

O museu Casa Guilherme de Almeida oferece cursos e oficinas com diferentes propostas e linguagens, entre eles, a literatura e o cinema, via Zoom.

No dia 18 de agosto, quarta-feira, às 18h, é a vez de James Joyce via coletivo Finnegans (3), oficina em que o coletivo relata o processo de tradução colaborativa de Finnegans Wake, de James Joyce, sob organização de Dirce Waltrick do Amarante. No terceiro encontro, integrantes conversam a partir da criatividade como método de tradução, um suposto obstáculo para a tradução dos termos estrangeiros dos capítulos 9 e 10 de Finnegans Wake e as traduções italianas da obra de Joyce. A formação mantém inscrição aberta até 16/08 neste formulário .

A coordenação é de Aurora Bernardini, pesquisadora sênior e professora titular da Faculdade de Letras da USP, com prêmios como o Jabuti de tradução pela obra Il Dolore, de Giuseppe Ungaretti (2006); Daiane de Almeida Oliveira, doutora em Estudos da Tradução pela PGET/UFSC e mestra em Estudos Linguísticos e Literários / Inglês (PPGI-UFSC); e Fedra Rodríguez, mestra e doutora em Estudos da Tradução pela UFSC e Universidad de Sevilla / Espanha, além de roteirista e crítica literária.

Lufe Steffen, cineasta e pesquisador de temáticas LGBT no cinema, ministra os encontros do curso “Pedro Almodóvar e seus personagens cineastas”, nos dias 20 e 27 de agosto, sextas-feiras, das 19h às 21h. A inscrição segue aberta até 18/08 neste formulário. O cineasta espanhol Almodóvar é reconhecido também por fetiches, obsessões, maneirismos e características que são amplamente debatidas. Porém, um aspecto de sua obra ainda considerado pouco analisado é a recorrência em criar protagonistas masculinos que são cineastas. Essas criações foram vistas nos filmes A lei do desejo (1987), Má educação (2004) e Dor e glória (2019). No curso, serão analisados os diferentes momentos de cada filme, relacionando-os à trajetória do diretor.

Cena de Dor e Glória (2019)

CASA DAS ROSAS – ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA

Oficina: A Palavra Fraturada – Expressão e silêncio no trauma

Com Isabela Sancho e Reynaldo Damazio
Terças-feiras,10, 17, 24 e 31 de agosto, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom | 200 vagas | Grátis

Inscrições abertas até 10/08: clique aqui

Serão emitidos certificados às pessoas inscritas que participarem de 75% das aulas

Haroldo de Campos: uma breve biografia

Com Núcleo de Ação Educativa

Quarta-feira, 18 de agosto, às 16h30

Plataforma: YouTube e Facebook do museu | Grátis
Sem necessidade de inscrição

Evento especial – HORA H: irmãos siamesmos
Coordenação e apresentação de Ivan de Campos, Julio Mendonça e Marcelo Tápia
Quinta-feira, 19 de agosto, às 19h
Plataforma: YouTube | Grátis
Sem a necessidade de inscrição

Curso: Pontes entre o romantismo e o modernismo
Com Ana Beatriz Demarchi Barel

Quarta a sexta-feira, 25 a 27 de agosto, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom | 250 vagas | Grátis

Inscrições prévias até 25/08 – clique aqui
Serão emitidos certificados às pessoas inscritas que participarem de 75% das aulas

Sinestesia: Leitura multimídia – Meu coração num cone de sorvete pra você
Quinta-feira, 26 de agosto, 19h às 21h
Plataforma: Zoom | 200 vagas | Grátis
Inscrições até 26/08 – clique aqui

Sarau Diálogos Sincrônicos: Torquato Neto
Curadoria: Fabiano Calixto
Sábado, 28 de agosto, 19h às 21h
Plataforma: Zoom | 200 vagas | Grátis
Inscrições prévias até 28/08 – clique aqui

Curso: Maxacalis, Guaranis, tupis, Tupinambás: O Brasil indígena, dos românticos aos modernos de 1922
Com Ana Beatriz Demarchi Barel
Quarta a sexta-feira, 1, 2 e 3 de setembro, das 19h às 21h
Plataforma: Zoom | 250 vagas | Grátis
Inscrições prévias até 1/09 – clique aqui
Serão emitidos certificados às pessoas inscritas que participarem de 75% das aulas

—-
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447 | E-mail: contato@casadasrosas.org.br

Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site: https://casadasrosas.org.br/agendamento-e-normas-de-visitacao/

A Casa das Rosas ainda oferece videoguia em Libras. Acesse em https://bit.ly/32ue9M8

O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites https://www.casadasrosas.org.br/ e https://poiesis.org.br/maiscultura/

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador e videoguia em libras.

Programação gratuita

CASA MÁRIO DE ANDRADE

Palestra – João Gilberto: 90 anos de bossa-nova
Com Marcelo Pretto
Sábado, 14 de agosto, das 16h30 às 18h
Plataforma: Zoom | 250 vagas | Grátis
Inscrições abertas até 14/08 – clique aqui

Palestra: a culinária e a música na sala de Mário de Andrade
Com Cacá Machado e Viviane Aguiar
Sábado, 21 de agosto, das 16h30 às 18h30
Plataforma: Zoom | 250 vagas | Grátis
Inscrições prévias até 21/08 – clique aqui

Visita temática: Folclore no Modernismo brasileiro
Com Arthur Major
Quinta-feira, 26 de agosto, das 16h30 às 17h
Plataforma: Facebook e YouTube | Grátis
Sem a necessidade de inscrição

——
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085 | E-mail: casamariodeandrade@casamariodeandrade.org.breducativo@casamariodeandrade.org.br

Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site: https://www.casamariodeandrade.org.br/planeje-sua-visita

O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites https://www.casamariodeandrade.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita

CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Oficina: James Joyce via coletivo Finnegans (3)
Com Aurora Bernardini, Daiane Oliveira e Fedra Rodríguez
Quarta-feira, 18 de agosto, das 18h às 20h
Plataforma: Zoom | 300 vagas |Grátis
Inscrições abertas até 16/08 – clique aqui

Curso: Pedro Almodóvar e seus personagens cineastas
Com Lufe Steffen
Sextas-feiras, 20 e 27 de agosto das 19h às 21h
Plataforma: Zoom | 300 vagas | Grátis
Inscrições prévias até 18/08 – clique aqui

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128 | E-mail: contato@casaguilhermedealmeida.org.breducativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site: https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/agendamento-e-normas-de-visitacao/

O museu ainda oferece videoguia em Libras. Acesse em https://bit.ly/34I8vZw.
O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/ e https://poiesis.org.br/maiscultura/

R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile