A Justiça de primeira instância revogou a prisão preventiva de Paulo Lima, conhecido como ‘Galo’, um dos autores do incêndio na estátua de Borba Gato, na zona sul de São Paulo, no dia 24 de julho. Ele é um dos integrantes do grupo Revolução Periférica, que assumiu a autoria do ato.
Em sua decisão, o juiz Eduardo Pereira Santos Júnior sustenta que a prisão preventiva era ilegal. Após fazer explanação nos autos, o juiz afirmou: “não estão presentes os fundamentos da prisão preventiva”. Para ele, a prisão preventiva nada mais é do que “valorizar o apelo midiático”. Segundo Santos, “os acusados residem na comarca, constituíram defesa e colaboraram com a investigação”.
E por fim, deu um pito nos coletas ao afirmar que: “eventual móvel político não interessa neste momento à Justiça Criminal”. O magistrado acrescenta ainda que “não há como se presumir que a soltura dos réus traga danos à ordem pública, prejudique a instrução criminal ou frustre a aplicação da lei penal”.
Na última sexta-feira (6), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) havia decidido manter a prisão do ativista. Com isso, a liminar que determinou a soltura perdeu a validade. Paulo Galo está preso desde 28 de julho.
Além de Galo, também tiveram a prisão revogada o motorista Thiago Vieira Zem, dono do veículo em que os pneus usados no incêndio foram transportados, e o motorista Danilo Silva de Oliveira (Biu), que também assumiu participação no ato, mas nega ter ateado fogo nos pneus. (Do 247/Carta Campinas)
(imagem reprodução) A ADunicamp exibe, no próximo dia 05 de agosto (quarta-feira), mais uma edição da Sessão…
(foto monica andrade - gov sp ) Sem controle no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos)…
(foto rooh cordeiro - divulgação) Entre os dias 31 de julho e 9 de agosto,…
(imagem reprodução) O desprezo e o ataque da extrema direita à educação não é apenas…
(foto divulgação) A banda Blues Etílicos desembarca em Campinas no dia 1º de agosto para…
(foto divulgação) Nina Neder y Los Peregrinos sobem ao palco do Teatro Sesi Campinas Amoreiras…