Categories: Cultura

Exposição ‘Museu Itinerante Mistérios do Antigo Egito e Terra Santa’ reúne cerca de 200 peças arqueológicas

(imagem divulgação)

Com quase 200 peças, incluindo 50 inéditas para Campinas, o “Museu Itinerante Mistérios do Antigo Egito e Terra Santa” chega ao Parque D. Pedro Shopping. A exposição de peças arqueológicas, que possui 60 originais e 113 réplicas, estará disponível para visitação em local próximo ao cinema, de 20 de agosto a 17 de outubro. Os ingressos serão vendidos no local.

Entre os destaques, está uma ala com 27 réplicas, incluindo os três valiosos sarcófagos do Tutankhamon, o “faraó menino”, famoso por conta do achado de sua tumba ainda lacrada em 1922, onde foi encontrado um tesouro. Outras peças que chamam a atenção são as réplicas de múmias, a réplica do famoso busto da Rainha Nefertiti e utensílios originais como lamparinas da Terra Santa, estatuetas de deuses originais do Egito, como a Bastet, de aproximadamente 2000 a.C.

A iniciativa é uma realização da Maisur Musa Produções Culturais, cujo acervo é particular de Maisur Musa, brasileiro, apaixonado por antiguidades desde os 15 anos de idade, quando fez sua primeira descoberta arqueológica na Palestina. Depois, aos 17 anos, ele realizou sua primeira visita ao Egito, quando nele se despertou um fascínio pela história, arte, arquitetura e cultura dos antigos egípcios.

Maisur iniciou sua coleção e, em 1995, fez sua primeira exposição. Desde então, realizou mais de 90 exposições pelo território brasileiro, atraindo todos os tipos de públicos, todas as faixas etárias, desde leigos a estudantes e profissionais das diversas áreas pertinentes aos temas da exposição.

Despertando a curiosidade e o interesse em muitas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de conhecer de perto estes territórios, bem como outros museus e exposições no exterior e no Brasil, as exposições de Maisur geram uma transformação, estimulando a sensibilidade até em quem nunca teve o interesse nas áreas abrangentes do evento. O objetivo de Maisur Musa é “estimular a busca pelo conhecimento, como faziam os antigos egípcios”, por isso o ingresso é nominal dando o direito ao visitante de retornar à mostra várias vezes para apreciar, pesquisar e entender cada vez mais sobre essas riquezas. Além disso, é possível consultar historiadores que mediam as visitas.

Exposição: “Museu Itinerante Mistérios do Antigo Egito e Terra Santa”
Data: de 20 de agosto a 17 de outubro
Ingressos: R$40,00 e R$20,00 (meia-entrada para menores de 21 anos, estudantes, professores, idosos, Militares e PNE)
*Ingresso é nominal, permanente e intransferível. Pode-se retornar a visitar outros dias, sem pagar novamente.
Local: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra (próximo ao cinema)
Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 21h.
Mais informações: Parque D Pedro
Agendamento para grupos de estudantes: misteriosdoantigoegito@hotmail.com
*Disponibilidade a partir das 8 horas para grupos ou instituições agendadas

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

2 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

4 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

4 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

4 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

4 hours ago

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

19 hours ago