Categories: Geral

Confraria da Dança estreia vídeo ‘Fagulhas ao Vento’ com onze solos sobre o fogo, o amor, a transformação, as sensorialidades

A Confraria da Dança estreia o vídeo resultante da Oficina/Montagem de Dança 2021 “Fagulhas ao Vento” no dia 25 de agosto de 2021, às 20h, pelo seu Canal no YouTube.

Esta é a 11ª edição deste projeto desenvolvido pelo grupo em Campinas/SP desde 1998. Devido ao contexto provocado pelo novo coronavírus esta edição da oficina foi adaptada para o formato virtual pelos fundadores da Confraria da Dança Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, que compartilharam com os participantes a sua prática artística lapidada ao longo dos anos.

(Foto: Rodney Cardoso)

A atividade gratuita foi realizada de 02 de junho a 06 de agosto, em encontros às segundas, quartas e sextas-feiras, totalizando 84 horas de intenso convívio criativo. O processo artístico colaborativo teve participantes do Estado de São Paulo, das cidades de Campinas, São Paulo, Valinhos, Ilhabela, Lutécia e também de pessoas de Rio Branco/AC. O resultado se moldou em onze solos curtos de Analu Moraes, Bruno Torato, Dora Mazzer, Fernando Delabio, Jéssica Sato, Laura Argento, Milton Mariano, Natália A. Silva de Carvalho, Rylary Karen, Syl Saghira e Tânia Villarroel, agrupados no vídeo “Fagulhas ao Vento”.

Sinopse – “Fagulhas ao Vento”

Partículas ígneas que voam de corpos em brasas e inflamam corações de poetas sedentos por calor. Chamas em danças que clamam pulsões de ardores ávidos e rubras suspiradas. Fagulhas ao vento na libertação de corpos para o Sol e a transmutação das cinzas em vermelho.

Foram 28 encontros nas manhãs frias do inverno pandêmico de 2021 dedicados ao desenvolvimento do processo criativo colaborativo desta Oficina/Montagem. Momentos especiais, repletos de calor e afeto, onde onze artistas persistiram no propósito de compartilhar suas vontades criativas. O resultado destes encontros é o vídeo “Fagulhas ao Vento”, que reúne onze solos que reverberam temáticas correlatas, como a liberdade, o fogo, o amor, a transformação, as sensorialidades.

(Foto: Laura Argento)

Ficha Técnica

Coordenação Artística:

Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues

Artistas participantes do processo criativo:

Analu Moraes, Bruno Torato, Dora Mazzer, Fernando Delabio, Jéssica Sato, Laura Argento, Milton Mariano, Natália A. Silva de Carvalho, Rylary Karen, Syl Saghira e Tânia Villarroel.

Orientação Audiovisual e edição do vídeo:

Bruno Torato

Produção Executiva:

Pedro de Freitas/Periplo

Coordenação de Produção:

Confraria da Dança

Em dez edições da Oficina/Montagem realizadas nos 25 anos da Confraria da Dança, participaram mais de 150 pessoas e os resultados dos processos percorreram diversos centros comunitários, escolas da rede pública de ensino e espaços abertos da cidade de Campinas atingindo aproximadamente 6.500 espectadores.

A “Oficina/Montagem de Dança | 2021” integra o projeto “Confraria da Dança – 25 anos”, contemplado pelo EDITAL PROAC Expresso LAB nº 48/2020 – “PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM DANÇA” da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

“Fagulhas ao Vento” – estreia do vídeo resultado da Oficina/Montagem de Dança 2021 – Confraria da Dança

Local: Canal YouTube ConfrariadaDanca

https://www.youtube.com/user/ConfrariadaDanca

Data: dia 25 de agosto de 2021

Horário: 20h

Duração: 40 min/ Classificação: Livre

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Paulinho Moska apresenta em Campinas show que marca seus 30 anos de carreira

(foto rafael ianni - divulgação) Paulinho Moska sobe ao palco do Sesc Campinas no sábado,…

28 minutes ago

MEI em três faixas reduz burocracia, gera emprego e aumenta arrecadação do INSS

(foto ricardo stuckert) O governo Lula teve duas grandes propostas econômicas que atendeu a população…

28 minutes ago

Cuba busca fazer reformas para escapar do bloqueio e do controle total dos EUA

(foto Mehmet Turgut Kirkgoz -pxl) A reforma econômica e do Estado em Cuba, discutida nesta…

2 hours ago

Entre passado e presente, show de Lyra Grazie circula pelo folk, música celta e new age

(foto vanessa vaz - divulgação) Com uma trajetória marcada pela valorização das tradições do folk…

2 hours ago

Festival de Inverno ocupa praça de Barão Geraldo com música, gastronomia e feira criativa

Sacicrioulo (foto dalton chub - divulgação) O 3º Festival de Inverno de Barão Geraldo ocupa…

3 hours ago

Concurso de talentos e espetáculo cênico-musical dão visibilidade à arte LGBT+ em Campinas

"Sereia sem Mar" (foto rodrigo cordeiro - divulgação) Dois eventos neste fim de semana destacam…

3 hours ago