Há 20 anos, deputados estaduais votavam escondidos da população

O Brasil tem muito que evoluir na sua democracia. Talvez por isso tenha eleito um presidente que tenta implodir o sistema democrático e evitar a transparência nas ações públicas. Para se ter uma ideia, há 20 anos o voto dos deputados estaduais poderia ser secreto. Somente em 2001 foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) que deu fim ao voto secreto nas sessões públicas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com isso, o voto dos parlamentares tornou-se público, garantindo maior transparência e participação da população.

(foto – video – reprodução)

O voto público surgiu a partir de um projeto do ex-parlamentar Antonio Mentor, do PT (Partido dos Trabalhadores) que na sua justificativa afirmava que “é essencialmente através do voto que o legislador exprime seus propósitos, intenções, o norte de atuação de seu mandato”. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi a primeira no país a ter uma iniciativa assim.

A Emenda Constitucional 12/2001, surgida a partir da PEC 8/2001, alterou o parágrafo 2° do artigo 10 da Constituição Estadual, que fala sobre o voto nas sessões públicas do Poder Legislativo. A alteração feita e aprovada colocou o voto como público, coisa que até então não acontecia e os eleitores não ficavam sabendo das reais intenções dos deputados em projetos. (Com informações da Alesp)

Carta Campinas

Recent Posts

Show de Ohpreto, Legado das Aquarelas, faz tributo a Emílio Santiago

Ohpreto (imagem reprodução) Com entrada gratuita, apresentação do projeto “Legado das Aquarelas” celebra a trajetória…

2 hours ago

Evento Brasil-Gaza: o que a arte tem a dizer? terá conversa e exibição de dois curtas

(imagem reprodução) Atividade será realizada no dia 27 de outubro, às 12h, no Auditório da…

2 hours ago

Clube do Vinil Feminino de Campinas realiza encontro em homenagem a Elis Regina

(imagem divulgação)  Evento homenageia Elis Regina e reúne mulheres e pessoas não binárias para uma…

2 days ago

Willer Tomaz, o amigo de 5 bilhões de reais de Flávio Bolsonaro

(imagem reprodução div) O advogado Willer Tomaz de Sousa construiu uma trajetória profissional que o…

2 days ago

Hamilton de Holanda faz show gratuito em mais uma noite do Circuito Sala de Casa

(foto nando chagas - divulgação) Um dos grandes nomes do bandolim brasileiro, Hamilton de Holanda…

2 days ago

‘TOC TOC – Obsessivamente Divertido’ chega a Campinas com duas sessões no Castro Mendes

(foto divulgação) Seis pessoas com diferentes transtornos obsessivo-compulsivos se encontram na sala de espera de…

2 days ago