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Mostra ‘De Portugal para o mundo’ chega ao CCBB-SP com uma seleção de 28 filmes de cineastas lusitanos contemporâneos

Online – Com o intuito de trazer para a população paulista uma das cinematografias mais interessantes da atualidade e promover um encontro cultural entre dois países ligados historicamente, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) São Paulo recebe de 14 de julho a 9 de agosto a mostra “De Portugal para o mundo”.

“Vitalina Varela”, de Pedro Costa

Com curadoria de Pedro Henrique Ferreira, a programação apresenta uma seleção de 28 filmes, entre longas e curtas-metragens, dos mais aclamados cineastas lusitanos contemporâneos. O evento inclui também debates com especialistas e bate-papos com diretores. Toda programação tem entrada gratuita. A programação completa estará disponível em link nas redes sociais do CCBB.

A Mostra abre com o premiado “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, inédito no circuito comercial do Brasil e que fará a sua première na capital paulista. No longa, Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião e agora vai ter de se deparar com uma pátria diferente do idealizado.

“De Portugal para o mundo” apresenta filmes de cineastas de projeção internacional, considerados alguns dos maiores diretores vivos na atualidade. A curadoria concentrou-se principalmente nas produções que obtiveram premiações e sucesso no exterior, como “A portuguesa” (2019), de Rita Azevedo Gomes; “Tabu” (2012), de Miguel Gomes; “O estranho caso de Angélica” (2010), de Manoel de Oliveira; entre outros.

“A portuguesa” (2019), de Rita Azevedo Gomes

A mostra propõe também uma discussão em torno do cinema português, com debates temáticos, unindo pesquisadores brasileiros e portugueses; e bate-papos com diretores. Serão eventos via videoconferência, online, abertos e gratuitos.

“A ideia é entender os elementos que possibilitaram a emergência de um período tão exitoso no cinema português, num diálogo com a experiência cultural e cinematográfica brasileira hoje”, diz o curador Pedro Ferreira. O projeto conta, ainda, com a confecção de um catálogo com textos inéditos, reproduções e entrevistas, assinados por pesquisadores, críticos de cinema, técnicos e produtores portugueses e brasileiros.

O CCBB SP está adaptado às novas medidas de segurança sanitária: entrada apenas com agendamento on-line, controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. No cinema, a capacidade foi reduzida para 50%, com higienização completa antes de cada apresentação/sessão, além do distanciamento de dois metros entre as poltronas. A bilheteria presencial está proibida, todos os ingressos serão disponibilizados no site eventim.com.br

“O estranho caso de Angélica” (2010), de Manoel de Oliveira

Mostra de cinema “De Portugal para o Mundo”

Data: 14 de julho a 9 de agosto

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema

Ingressos: Evento Gratuito – Ingresso pelo site ou app Eventim

Classificação indicativa de acordo com cada filme

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP

Aberto todos os dias, das 9h às 18h, exceto às terças.

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

SÃO PAULO – DIA A DIA 
 
De Portugal para o mundo
CCBB São Paulo
14 de julho a 9 de agosto de 2021 
 
14 de julho – Quarta-feira
 
14h00 – Curtas 1
Nyo Vweta Nafta, de Ico Costa, 2017, 22 minutos, Cor, 16 anos
Farpões, baldios, de Marta Mateus, 2017, 25 minutos, Cor, 12 anos
Balada de um batráquio, de Leonor Teles, 2016, 12 minutos, Cor, 12 anos
 
16h00 – Pré-estreia: Vitalina Varela, de Pedro Costa, 2019, Cor, 124 minutos, 12 anos 
 
15 de julho – Quinta-feira
 
14h00 – Curtas 2
O corcunda, de Gabriel Abrantes e Ben Rivers, 2016, 29 minutos, Cor, 14 anos
Ascensão, de Pedro Peralta, 2016, 17 minutos, Cor, 16 anos
Redenção, de Miguel Gomes, 2013, 26 minutos, Cor e P&B, Livre
 
16h00 – Cartas da guerra, de Ivo M. Ferreira, 2016, P&B, 105 minutos, 14 anos
  
16 de julho – Sexta-feira
 
14h00 – Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias, 2019, 40 minutos, P&B, 10 anos
 
16h00 – Colo, de Teresa Villaverde, 2017, Cor, 136 minutos, 14 anos
  
17 de julho – Sábado
 
14h00 – Curtas 3
Como Fernando Pessoa salvou Portugal, de Eugene Green, 2018, 26 minutos, Cor, 14 anos
O velho do restelho, de Manoel de Oliveira, 2014, 19 minutos, Cor, 10 anos
O mar enrola na areia, de Catarina Mourão, 2019, 15 minutos, P&B, Livre
 
15h45 – A fábrica de nada, de Pedro Pinho, 2017, Cor, 177 minutos, 14 anos 
 
18 de julho – Domingo
 
14h00 – O estranho caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, 2010, Cor, 97 minutos, 12 anos

“O estranho caso de Angélica” (2010), de Manoel de Oliveira

16h15 – Vitalina Varela, de Pedro Costa, 2019, Cor, 124 minutos, 12 anos 
 
19 de julho – Segunda-feira
 
14h – Ramiro, de Manuel Mozos, 2017, Cor, 104 minutos, 14 anos
 
16h15 – Colo, de Teresa Villaverde, 2017, Cor, 136 minutos, 14 anos
 
21 de julho – Quarta-feira
 
15h00 – A fábrica de nada, de Pedro Pinho, 2017, Cor, 177 minutos, 14 anos
 
22 de julho – Quinta-feira
 
14h30 – Volta à terra, de João Pedro Plácido, 2014, Cor, 78 minutos, 16 anos
 
16h30 – O estranho caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, 2010, Cor, 97 minutos, 12 anos
 
18h30 – Debate online – “Meios e Modos – Financiamento, Distribuição e Circulação” – pelo aplicativo Zoom, Livre. 
 
23 de julho – Sexta-feira
 
14h – Cartas da guerra, de Ivo M. Ferreira, 2016, P&B, 105 minutos, 14 anos
 
16h30 – Tabu, de Miguel Gomes, 2013, P&B, 118 minutos, 12 anos 

“Tabu” (2012), de Miguel Gomes

24 de julho – Sábado
 
14h – Fantasia lusitana, de João Canijo, 2010, P&B e Cor, 66 minutos, 14 anos
 
16h – A portuguesa, de Rita Azevedo Gomes, 2019, Cor, 136 minutos, 12 anos 

“A portuguesa”

25 de julho – Domingo
 
14h – A árvore, de André Gil Mata, 2018, P&B e Cor, 104 minutos, 12 anos
 
16h15 – Eldorado XXI, de Salomé Lamas, 2016, Cor, 125 minutos, 12 anos 
 
26 de julho – Segunda-feira
 
15h – É na terra, não é na lua, de Gonçalo Tocha, 2011, Cor, 180 minutos, Livre 
 
28 de julho – Quarta-feira
 
14h – A vida invisível, de Vítor Gonçalves, 2013, Cor, 73 minutos, 12 anos
 
16h30 – Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias, 2019, 40 minutos, P&B, 10 anos
 
29 de julho – Quinta-feira
 
14h – John From, de João Nicolau, 2015, Cor, 100 minutos, Livre
 
16h30 – Understory, de Margarida Cardoso, 2019, Cor, 81 minutos, 12 anos
 
19h – Debate online – “Cinema Português e o Contemporâneo” – pelo aplicativo Zoom, Livre. (evento com tradução simultânea em libras)
 
30 de julho – Sexta-feira
 
14h – Curtas 1
Nyo Vweta Nafta, de Ico Costa, 2017, 22 minutos, Cor, 16 anos
Farpões, baldios, de Marta Mateus, 2017, 25 minutos, Cor, 12 anos
Balada de um batráquio, de Leonor Teles, 2016, 12 minutos, Cor, 12 anos
 
16h – A portuguesa, de Rita Azevedo Gomes, 2019, Cor, 136 minutos, 12 anos 

“A portuguesa”

31 de julho – Sábado
 
14h – Tabu, de Miguel Gomes, 2013, P&B, 118 minutos, 12 anos
 
16h – O ornitólogo, de João Pedro Rodrigues, 2016, Cor, 118 minutos, 14 anos
 
 
01 de agosto – Domingo
 
14h – Curtas 2
O corcunda, de Gabriel Abrantes e Ben Rivers, 2016, 29 minutos, Cor, 14 anos
Ascensão, de Pedro Peralta, 2016, 17 minutos, Cor, 16 anos
Redenção, de Miguel Gomes, 2013, 26 minutos, Cor e P&B, Livre
 
15h45 – E agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, 2013, Cor, 164 minutos, 16 anos
  
02 de agosto – Segunda-feira
 
14h – Fantasia lusitana, de João Canijo, 2010, P&B e Cor, 66 minutos, 14 anos
 
16h – Volta à terra, de João Pedro Plácido, 2014, Cor, 78 minutos, 16 anos
 
 04 de agosto – Quarta-feira
 
14h –  Curtas 3
Como Fernando Pessoa salvou Portugal, de Eugene Green, 2018, 26 minutos, Cor, 14 anos
O velho do restelho, de Manoel de Oliveira, 2014, 19 minutos, Cor, 10 anos
O mar enrola na areia, de Catarina Mourão, 2019, 15 minutos, P&B, Livre
 
16h – A árvore, de André Gil Mata, 2018, P&B e Cor, 104 minutos, 12 anos
(sessão com audiodescrição e legenda descritiva)
 
18h – Bate-papo online com o diretor André Gil Mata, de A Árvore, pelo aplicativo Zoom, Livre.
  
05 de agosto – Quinta-feira
 
15h – É na terra, não é na lua, de Gonçalo Tocha, 2011, Cor, 180 minutos, Livre
  
06 de agosto – Sexta-feira
 
14h – Understory, de Margarida Cardoso, 2019, Cor, 81 minutos, 12 anos
 
16h30 – O ornitólogo, de João Pedro Rodrigues, 2016, Cor, 118 minutos, 14 anos
  
07 de agosto – Sábado
 
14h – Eldorado XXI, de Salomé Lamas, 2016, Cor, 125 minutos, 12 anos
 
16h – Bate-papo online com a diretora Margarida Cardoso, de Understory, pelo aplicativo Zoom, Livre
 
17h – John From, de João Nicolau, 2015, Cor, 100 minutos, Livre
  
08 de agosto – Domingo
 
14h – Ramiro, de Manuel Mozos, 2017, Cor, 104 minutos, 14 anos
 
16h30 – A vida invisível, de Vítor Gonçalves, 2013, Cor, 73 minutos, 12 anos
 
09 de agosto – Segunda-feira
 
15h – E agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, 2013, Cor, 164 minutos, 16 anos

(Carta Campinas com informações de divulgação)

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