Ícone do site Wordpress Site

Monólogo teatral costura as inquietações do artista plástico José Leonilson com a biografia do ator Laerte Késsimos

No ar há um ano, a programação Teatro #EmCasaComSesc segue em 2021 com espetáculos diversificados, sempre mesclando artistas, companhias e grupos consagrados no cenário brasileiro com novos talentos. As apresentações acontecem às quartas-feiras e aos domingos, sempre às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

Desde o dia 18 de maio, parte das transmissões do #EmCasaComSesc voltou a ser realizada diretamente das unidades do Sesc na capital paulista, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além disso, as apresentações também seguem sendo transmitidas da casa ou do estúdio de trabalho dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo.

(Foto: Leekyung Kim)

No domingo (06/06), direto de São Paulo, o ator Laerte Késsimos encena o monólogo “Ser José Leonilson”. Idealizado por Laerte, com dramaturgia de Leonardo Moreira e direção de Aura Cunha, o espetáculo é uma costura poética entre a vida e obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993) e a biografia de Késsimos. Elaborado a partir de depoimentos biográficos e artísticos de Leonilson e de registros sonoros feitos pelo próprio Laerte durante o processo de criação e pesquisa, o tecido que é alinhavado diante do público une as inquietações dos dois artistas: a feitura artística como um autorretrato; a casa de infância como um ambiente de domesticação; a sexualidade como campo de batalha; as pontes amorosas como uma travessia e a doença como uma reconciliação com nossa finitude. Assim, aproximando-se de forma direta da obra de Leonilson, o processo de investigação do ator é a própria obra. Um bordado em que frente e verso são compartilhados publicamente – suas amarras, cortes, sobras de linha, correções, imperfeições, pontos e nós. Classificação indicativa: 14 anos.

06/06, domingo, 19h
Laerte Késsimos em “Ser José Leonilson”
Classificação indicativa: 14 anos

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile