‘Se a Globo prestasse, o Rio não estava assim’, diz jornalista após massacre de Jacarezinho

Do 247

Em uma sequência de tuítes publicados neste sábado (8), a jornalista Cynara Menezes explicou o motivo pelo qual a Rede Globo tem culpa no processo de violência contra o povo periférico do Rio de Janeiro. Na quinta-feira (6), uma ação policial matou 28 moradores da favela do Jacarezinho e deixou um policial morto.

(foto rede social – reprodução)

Em resgate histórico, ela lembrou das campanhas da emissora contra o ex-governador do estado Leonel Brizola, que impôs medidas para mitigar a exclusão da população pobre e colocou limite à atuação policial em favelas.

A Globo, por sua vez, destaca a jornalista, foi prócer dos ataques a Brizola em razão das medidas adotadas. “Uma das primeiras campanhas que a Globo organizou contra Brizola foi quando ele decidiu que precisava de mandado para entrar nas casas dos moradores das favelas. Jacarezinho é a continuidade de um processo que deveria ter acabado lá atrás – e a cujo fim a Globo se opôs ferozmente. A Globo também se opôs ferozmente à decisão do governo Brizola de colocar linhas de ônibus entre os subúrbios e a praia. Atiçou o ódio da classe média contra Brizola porque não queria ver o pobre nas praias da Zona Sul. Eu sempre digo: se a Globo prestasse o Rio não estava assim”. 

“Numa reunião, Brizola colocou as diretrizes pelas quais seria massacrado na mídia: proibiu a polícia de entrar nos barracos das favelas sem ordem judicial. No dia seguinte, os jornais cariocas o atacavam dizendo: ‘brizola proíbe a polícia de subir o morro'”, contou.

“A Globo é responsável direta pela debacle do Rio”, concluiu a jornalista. (Do 247)

Recent Posts

Conselhos do Meio Ambiente de Valinhos e Campinas se unem pela Fazenda Remonta

As conselheiras Tereza Araújo e Juliana Freitas durante reunião do CMMA de Valinhos/SP, no dia…

2 hours ago

Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo está de volta a Campinas com seu rock experimenal

(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…

4 hours ago

Exposição retrata as transformações de Campinas em fotos e pinturas

Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…

4 hours ago

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

22 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

23 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

1 day ago