Com produção científica pífia, secretária do governo Bolsonaro critica Sociedade de Infectologia

Durante depoimento na CPI da Covid, a secretária do Ministério da Saúde do governo Bolsonaro, Mayra Pinheiro, criticou a metodologia de artigos científicos usados pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) para condenar o uso da cloroquina, sem explicar quais seriam esses problemas. Após ser questionada pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) sobre uso do tratamento precoce contra a covid-19 sem comprovação científica, ela afirmou:

(foto de tela – plataforma lattes)

“Senadora, eu não vou discutir aqui a idoneidade dessas representações, mas o Ministério da Saúde não precisa se nortear… A senhora citou aí a Sociedade Brasileira de Infectologia. Boa parte dos trabalhos que a Sociedade Brasileira de Infectologia utilizou para fazer uma nota desorientando ou desaconselhando o uso dessas medicações tem trabalhos com graves conflitos metodológicos… que nós não podemos usar como referência”, afirmou. Opa!

Você pode pensar que Mayra Pinheiro tenha credenciais para fazer a crítica, mas o currículo lattes da médica que comandou o combate à Covid-19 no Brasil é pífio em termos de produção científica. Há 18 anos ela não publica um artigo científico como autora principal. Ela tem em toda a vida, apenas 3 artigos como autora principal, todos entre 1993 e 2003. Os últimos artigos de Mayra, publicados em 2020, como co-autora de um grupo de mais de 5 autores, são sobre psiquiatria.

Mayra é mais uma a expressar uma espécie de síndrome do Bolsonarismo, mas não só do Bolsonarismo como pode ser visto no filme A Negação.

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

7 hours ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

12 hours ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

14 hours ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

17 hours ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

19 hours ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

19 hours ago