O violeiro e compositor Paulo Freire estreia, no dia 13 de abril às 20h, o show Viola, Rosa e Sertão em suas redes sociais e na plataforma de transmissão ao vivo Zoom. A inspiração para este espetáculo vem do Sertão do Urucuia, mesma região que inspirou João Guimarães Rosa em seu romance “Grande Sertão: Veredas”. O público poderá conferir seis apresentações desta produção que está sendo realizada com o incentivo do Programa de Ação Cultural através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo (ProAc), via Lei Aldir Blanc direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Durante os dois anos que passou no Sertão do Urucuia, Paulo aprendeu toques de viola com Manoel de Oliveira, conhecido como mestre Manelim (1935 -2020). O violeiro retornou por diversas vezes à região, principalmente nas épocas de Folias de Reis. Essas vivências em um Brasil profundo, com mestres, cantadores e contadores transformaram a vida e as criações de Paulo Freire e poderão ser sentidas neste espetáculo que mescla músicas autorais, os toques de viola, causos e a literatura.
Viola caipira em Rio Abaixo
Com sua viola de dez cordas, conhecida como viola caipira, com a afinação típica do sertão do Urucuia, a “Rio Abaixo”, Paulo Freire apresenta um repertório de canções de domínio público para as danças de lundu e quatro, suas composições a partir de seu aprendizado no sertão (Mosquitão, Seca, Manoelzão, Buritizal, Suíte da Lagartixa, Seu Teó), além dos toques aprendidos no Urucuia: papagaio, inhuma, rio abaixo, sapo e o veado, lagartixa, que são a tradução de como o sertanejo observa a natureza para o ponteado de viola instrumental. O público poderá conferir os mistérios do sertão, que incluem histórias envolvendo os violeiros pactários, na versão de Paulo Freire.
Vídeo-espetáculo com interações ao vivo
A produção optou pelo formato que mescla execução de músicas e causos gravados para garantir a qualidade sonora com a realização de interações ao vivo com o público de cada sessão. No total, serão seis transmissões pela plataforma Zoom para 85 pessoas que poderão, além de acompanhar o show, interagir com o violeiro ao final do espetáculo.
Para cada dia, Paulo Freire lança um tema diferente para este momento interativo, relacionado às suas pesquisas, referências e experiências ao longo de sua trajetória artística. O público interessado em acompanhar as apresentações pelo Zoom deve se inscrever em: www.violarosaesertao.com.br indicando em qual data deseja assistir.
A mesma apresentação da sala Zoom será transmitida no Facebook (https://www.facebook.com/paulofreirevioleiro) e Youtube (https://www.youtube.com/paulofreirevioleiro) de Paulo Freire e as perguntas enviadas nessas redes sociais serão transmitidas pelos mediadores do Zoom.
O espetáculo Viola, Rosa e Sertão tem duração aproximada de 1h30, vídeo espetáculo gravado (com tradução em libras) e interação ao vivo com o público. Durante o show, ilustrações de Pevê Azevedo, criadas especialmente para este projeto, também inspiradas no universo de Guimarães Rosa com temas do sertão que aparecerão em alguns momentos do vídeo-espetáculo. Os conteúdos gravados veiculados no show terão tradução em libras.
Show de Paulo Freire: Viola, Rosa e Sertão
Dias: 13/04, 15/04, 20/04, 22/04, 27/04 e 29/04 às 20h
Onde:
Para assistir na sala Zoom – Inscrição: www.violarosaesertao.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/paulofreirevioleiro
Youtube: https://www.youtube.com/paulofreirevioleiro
Temas das interações ao vivo:
13/4 – O diabo na rua, no meio do redemoinho – a presença do diabo no mundo da viola e no sertão de Guimarães Rosa.
15/4 – Mestres do Sertão – mestres violeiros, seus ensinamentos, aprendizado de viola no vale do Urucuia.
20/4 – Preparação para a viagem – os encontros com Roberto Freire, Ariano Suassuna, Maureen Bissiliat, Antônio Madureira. Itinerário até chegar no sertão.
22/4 – Ética nas pesquisas de campo – como retribuir ao sertanejo todos os ensinamentos, em formas de discos, filmagens, acompanhamento de suas obras, créditos e pagamentos.
27/4 – A influência dos escritores: Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Mário de Andrade, Paulo Freire na viagem de descobertas pelo Brasil profundo.
29/4 – Rosa, Viola e Sertão nos dias de hoje, como o mundo contemporâneo está agindo no sertão e em suas manifestações culturais.
Ficha técnica de Viola, Rosa e Sertões
Criação e atuação: Paulo Freire
Produção: Pi Aranha
Captação, edição de Vídeos e Direção de Lives: Guilherme Aranha
Captação de vídeo e cenografia: Laura Freire
Ilustrações: Pevê Azevedo
Designer gráfico e Administração redes sociais: Fernando Ito
Assessoria de imprensa: Cecília Gomes
Site: Pedro Henrique Perez
(Carta Campinas com informações de divulgação)