Categories: CinemaCultura

LabDrama discute projetos de dramaturgia na oficina ‘João Cândido em Investigação’

O Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas (LabDrama) realiza nos dias 05, 11 e 25 de maio, das 20h às 22h, a Oficina de Projetos “João Cândido em Investigação”. A partir do desenvolvimento do projeto de longa-metragem “João Cândido – A história do Almirante Negro”, vencedor do edital PROAC 2019, os autores Samir Cheida e Guilherme Freitas ministrarão uma oficina voltada para o desenvolvimento de projetos de dramaturgia.

Como recorte, serão incentivados projetos com personagens históricos e negros, como é o caso de João Cândido.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 17 e 27 de abril, através do site do LabDrama (https://www.iar.unicamp.br/labdrama/). As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

João Candido (Imagem: Divulgação)

“Cândido, a história do almirante negro” é um filme biográfico baseado na vida de João Cândido, o marinheiro filho de escravos que em 1910 liderou um motim no Rio de Janeiro contra os altos oficiais que ainda castigavam os negros da Marinha como nos tempos da escravidão: com chibatadas. “Nós, marinheiros, cidadãos brasileiros e republicanos, não podemos mais suportar a escravidão na Marinha brasileira.” O ultimato de João Cândido para o presidente sintetiza o que estava em jogo durante a Revolta da Chibata: o problema racial no Brasil. O motim acontece 22 anos depois da abolição da escravatura e reflete uma sociedade que ainda não havia solucionado diversos problemas sociais e políticos.

João foi traído pelo presidente Hermes da Fonseca, que prometeu anistiar os marinheiros pelo fim do motim. O líder da revolta da chibata foi preso, expulso da marinha, mas até o fim da vida continuou lutando contra a desigualdade racial.

Da mesma maneira que a história de João se tornou um projeto de longa-metragem, o objetivo da oficina é ajudar os dramaturgos a criar projetos a partir de fatos históricos. Revisitar a história do Brasil em busca de personagens e fatos que possam se transformar em dramaturgia.

Com a estruturação das narrativas, os alunos da oficina poderão dar os primeiros passos para criar projetos que possam ser inscritos nos principais editais de cultura do país, e assim, aprender ferramentas para tirar os projetos do papel e concretizar com o apoio dos editais.

“Oficina de Projetos – João Cândido em Investigação”, com Samir Cheida, Guilherme Freitas e Henrique Samet
Encontros dias 05, 11 e 25 de maio, das 20h às 22h
Inscrições: 17 e 27 de abril, através do site do LabDrama
(https://www.iar.unicamp.br/labdrama/). As vagas serão preenchidas por ordem de
inscrição.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Comédia iraniana premiada em Veneza traz duas histórias de amor em paralelo

A última exibição de 2026 da Sessão de Cinema Reserva Imovision na ADunicamp acontece no…

15 hours ago

Derrota de Trump abre caminho para extradição de bolsonaristas que fugiram da Justiça

(imagem divulgação) O Partido Democrata conquistou o controle das duas Casas do Congresso dos Estados…

16 hours ago

Fotógrafo Sérgio Poroger lança livro que percorre cinemas de rua ao redor do mundo

Fotos de Sérgio Poroger no livro "Entresalas" (divulgação) A Galeria Foto Ponto recebe o jornalista…

17 hours ago

Guitarra elétrica e orquestra dividem o palco no Encontro de Música Contemporânea da OSU

(foto marilia vasconcellos - divulgação) A guitarra elétrica em diálogo com a orquestra, a música…

17 hours ago

Espetáculo da Mostra Geral de Teatro transporta o mito de Édipo para os tempos atuais

(foto edgar machado - divulgação) O Teatro de Arte e Ofício recebe nesta quinta-feira, 5…

18 hours ago

Paulo Betti retorna aos palcos de Campinas com sua ‘Autobiografia Autorizada’

(foto mauro khouri - divulgação) As lembranças de uma infância no interior paulista, as histórias…

2 days ago