Cia. Práxis Arte estreia espetáculo online ‘OFF HAMLET’, uma versão ensaística para o clássico de Shakespeare

“Na velhacaria destes tempos flácidos,
A virtude tem que pedir perdão ao vício.”

(William Shakespeare)

Online – A Cia. Práxis Arte estabelece um diálogo entre o teatro e a linguagem audiovisual para criar uma versão ensaística de um dos textos mais importantes do teatro mundial. A peça online “OFF HAMLET”, inspirada na obra prima do bardo inglês William Shakespeare (1564-1616), será gravada em vídeo e transmitida gratuitamente por meio do canal do grupo no YouTube entre os dias 6 e 11 de abril, de terça a domingo, sempre às 20h.

O espetáculo tem direção de Erick Gallani, codireção de Fernando Aveiro e elenco formado por Débora Rios, Fernando Aveiro, Henrique Lanfranchi, Naiene Sanchez, Tamara Noleto, Thiago Cuimar e Vinicius Torres. Os figurinos são de Rosângela Ribeiro e a direção de fotografia é assinada por Thiago Drummond.

(Foto: Thiago Drummond)

A nova versão para a conhecida tragédia de Hamlet foge daquela proposta de encenação mais tradicional do clássico. A separação entre palco e bastidores fica evidente o tempo todo de forma que o público possa ver o que há por trás das câmeras.

“A ideia é partir de uma estética documental, intercalando cenas da peça, resultantes do encontro entre ator e personagem, para mostrar um pouco da obra, e dentro dessa proposta, revelar o making of do processo criativo”, comenta o diretor Erick Gallani.

Na trama original do clássico shakespeariano, o Príncipe Hamlet está em luto por conta da morte de seu pai, o Rei da Dinamarca. O jovem se vê assombrado pelo fantasma do monarca e trama uma vingança contra seu tio Cláudio, que envenenou o próprio irmão para se casar com a rainha e assumir o trono.

Escrita entre 1599 e 1601, a obra trata de temas atemporais e universais, como traição, loucura, vingança, fratricídio, corrupção, oportunismo, moralidade e morte. A encenação é mais uma tentativa de compreender e discutir todas essas questões tão urgentes para alcançar um entendimento mais abrangente da turbulenta realidade contemporânea.

Gallani conta que vem se preparando para uma futura encenação desde 2015. “Nessa ocasião, surgiu a ideia com a Cia. Práxis Arte de fazer uma espécie de Hamlet modernista, que se confronta com o pós-moderno (pós-dramático). Este trabalho de agora, está totalmente permeado deste conceito, então, considero esta transmissão on-line (Off Hamlet) uma etapa/continuidade desse estudo para a conclusão desta montagem presencial futuramente.”, antecipa o encenador.

SINOPSE

A conhecida tragédia do Príncipe Hamlet é comentada, narrada e interpretada por sete atores/atrizes: Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, o rei, executado por Cláudio, seu irmão, que o envenenou e em seguida tomou o trono, casando-se com a rainha.

FICHA TÉCNICA

Direção: Erick Gallani
Codireção: Fernando Aveiro
Diretor de fotografia: Thiago Drummond
Figurino: Rosângela Ribeiro
Atores: Débora Rios, Fernando Aveiro, Henrique Lanfranchi, Naiene Sanchez, Tamara Noleto, Thiago Cuimar e Vinicius Torres
Assessoria de imprensa: Bruno Motta Mello e Verônica Domingues – Agência Fática
Produção e Realização: Práxis Arte

OFF HAMLET, com direção de Erick Gallani
Apresentações: 6 a 11 de abril, de terça a domingo, às 20h

Transmissão pelo canal da companhia: www.youtube.com/c/PráxisArte

Ingressos: Grátis

Duração: 50 minutos

Classificação: 16 anos

Facebook: @praxisartee

Instagram: @praxisarte

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

3 hours ago

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

9 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

11 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

11 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

11 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

11 hours ago