Até 19 de junho, fica em cartaz no Iguatemi Campinas uma exposição mista da artista plástica Olívia Niemeyer, com duas séries de seu trabalho: “Constelações”, que vem sendo desenvolvida há alguns anos, e “Quarentena de Gaia”, criada durante sua própria quarentena em 2020 devido à pandemia de covid-19. Com a curadoria de Sueli Pennone, a mostra pode ser visitada gratuitamente no Espaço Cultural do Iguatemi Campinas, no primeiro piso do shopping.
O título da série “Constelações” remete não somente às configurações de estrelas, mas também, e sobretudo, às constelações de ideias, a forma como traçamos linhas de pensamento e como essas linhas são continuadas ou interrompidas, cruzam-se ou são sobrepostas a outras e se dispersam para retornarem novamente.
Em grandes formatos e expostos preferencialmente apoiados nas paredes, sozinhos e sobrepostos, os quadros dessa série são ideais para serem apreciados com os pés no chão e não com a cabeça nas estrelas. Dessa forma, o espectador interage com as obras, ora afastando-se, ora chegando bem perto para a apreciação, abaixando ou levantando o olhar.
Já a série “Quarentena de Gaia” é composta por pequenos quadros impressos em Eco-print, uma técnica nova, na qual as próprias flores e folhas emprestam suas cores e formas ao papel aquarela. Esses pequenos quadros ficarão presos à parede da maneira convencional e contarão com um audiovisual explicativo do seu significado e processo criativo.
“É uma exposição contemporânea, na qual o espectador é convidado a passear pela sala e configurar as suas próprias ideias nas constelações e refletir sobre esse nosso presente tão preocupante e a possibilidade de ver arte no seu próprio jardim”, explica Olívia.
Com especialização em Arte Visual pela Unicamp, Olívia Niemeyer recebeu na área de artes visuais a orientação de artistas como Nair Kremer, Vera Ferro, Carlos Fajardo, Silvia Matos, Albano Afonso e Paula Braga. Além disso, participa de salões, exposições coletivas e individuais desde 1997. “Juntei-me ao grupo Antropoantro em 2002 e ao Grupo Ateliê-Casa em 2015, com supervisão de Fabiana Bruno. Meu trabalho em artes plásticas privilegia formas interrompidas e fragmentadas, focos de dispersão e multiplicidade”, diz. Olívia também é formada em Língua e Civilização Francesa e mestra e doutora em Linguística Aplicada na área de Tradução pela Unicamp.
A exposição fica aberta durante todo o horário de funcionamento do Iguatemi Campinas, seguindo protocolos de saúde, como o espaçamento entre as obras e o uso obrigatório de máscaras pelos visitantes.
Exposição mista “Constelações” e “Quarentena de Gaia”, de Olívia Niemeyer
Quando: de 19 de abril a 19 de junho
Horário: durante todo o horário de funcionamento do shopping
Onde: Espaço Cultural noprimeiro piso do Shopping Center Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)
Evento Gratuito
(Carta Campinas com informações de divulgação)