A Secretaria de Saúde de Campinas identificou um caso da nova variante de Coronavírus na cidade, o vírus que está circulando no Amazonas. Trata-se de uma mulher, que chegou em Campinas, no dia 14 de janeiro, num voo direto de Manaus, já com sintomas da doença.
O resultado do exame, feito pelo Laboratório Adolfo Lutz, saiu neste fim de semana. E esta semana a cidade já começou a vacinar pessoas entre 85 e 89 anos.
De acordo com a Secretaria, todas as medidas de controle epidemiológico foram tomadas e não há registro de que esta paciente tenha transmitido o vírus a outras pessoas em Campinas.
O caso foi identificado já no Aeroporto de Viracopos e os passageiros que estavam próximos a ela, assim como suas duas filhas, foram monitorados.
A paciente, ao chegar na cidade, foi encaminhada diretamente para uma unidade de saúde e depois internada em um hospital da rede particular, onde permaneceu até dia 25 de janeiro. Ou seja, até terminar o período de contágio, ela não circulou pela cidade, o que facilitou o monitoramento e controle do caso. Depois de receber alta, a mulher, de 78 anos, deixou a cidade.
A secretaria também afirmou que não há, até o momento, outros casos da nova variante registrados na cidade. (Com informações de divulgação)