Ícone do site CartaCampinas

Exposições ‘Afetividades Ordinárias’ e ‘Maternagem’ relacionam imagem, afetos e questões políticas e sociais

Em São Paulo – Estão em cartaz duas exposições nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Alfredo Volpi ao longo do mês de fevereiro, com trabalhos do fotógrafo João Bertholini e da artista Bárbara Milano, respectivamente.

Exposição Maternagem (Foto: Gabriel Vieira)

A Oficina Cultural Alfredo Volpi, incluindo o jardim da unidade, recebe a exposição “Maternagem” até o dia 27 de fevereiro. Segundo a artista Bárbara Milano, com trabalhos na mostra fotográfica, a pesquisa que fez acolhe a relação forte entre vida e obra, além de retratar relações amorosas de diferentes ângulos.

De forma presencial, é possível visitar a exposição de terça à sexta-feira, entre 11h30 e 15h, desde que o público interessado faça um agendamento prévio e siga as regras necessárias de cuidado com a saúde. Para mais informações, acesse: https://bit.ly/3bJmnWQ. O link da mostra para visitação de forma online está disponível no site https://poiesis.org.br/maiscultura/.

Uma exposição fotográfica também ocupa a Oficina Cultural Oswald de Andrade. Em “Afetividades Ordinárias”, o fotógrafo João Bertholini apresenta 31 retratos e publicação de zine independente no formato digital, como o resultado da pesquisa de cerca de quatro anos que ele fez sobre o universo das pessoas trans, de ativistas reconhecidas e de pessoas vivendo em situação de rua. A mostra ficará aberta de modo virtual e o link para visitação está disponível no site https://poiesis.org.br/maiscultura/.

A curadora da exposição, Neon Cunha, ativista e diretora de arte, e o fotógrafo discutiram na abertura da exposição as questões plásticas de construção de imagens, o olhar humano nas fotografias, bem como a contextualização das questões políticas e sociais que envolvem a abordagem do projeto com o foco principal nas expressões plurais, principalmente na temática LGBTQIA+.

Entre os dias 22 e 28 de fevereiro, uma conversa entre Bertholini e Neon sobre o questionamento e o alcance do papel da arte nos contextos políticos e sociais ficará com acesso disponível a partir do site https://poiesis.org.br/maiscultura/.

Oficina Cultural Alfredo Volpi

MATERNAGEM – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Ficha técnica:
Artista: Bárbara Milano
Artistas convidadas: Mônica Ventura e Nazaré Soares
Texto Curatorial: Renata Felinto

Período em cartaz: até o dia 27 de fevereiro
Faixa etária: livre

Neste mesmo período o link da mostra para visitação de forma on-line estará disponível no site https://poiesis.org.br/maiscultura/. Sem a necessidade de inscrição.

Visita presencial: de terça à sexta-feira, entre 11h30 e 15h. Neste caso, pessoas interessadas devem fazer um agendamento prévio e seguir as regras necessárias de cuidado com a saúde, conforme as orientações pontuadas neste link https://bit.ly/3bJmnWQ .

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028
E-mail: alfredovolpi@oficinasculturais.org.br

Funcionamento: de terça a sexta-feira das 11h às 15h. Pessoas que desejam visitar exposições e grupos artísticos que precisam utilizar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente pelo site https://oficinasculturais.org.br/unidade/alfredovolpi, onde também encontram informações sobre as medidas para combater a proliferação da Covid-19.

Acessibilidade: elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.
Programação gratuita.
Parte da programação é mantida de forma virtual. Saiba mais: https://www.oficinasculturais.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/

Oficina Cultural Oswald de Andrade

AFETIVIDADES ORDINÁRIAS – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Artista/fotógrafo: João Bertholini

Curadoria: Neon Cunha

Período em cartaz: até o dia 28 de fevereiro. Disponível em qualquer horário por ser uma exposição virtual.

Plataforma: link de acesso à exposição virtual https://poiesis.org.br/maiscultura/

Sem a necessidade de inscrição prévia.

Faixa etária: 18 anos

CONVERSA DO ARTISTA JOÃO BERTHOLINI COM A ATIVISTA E CURADORA NEON CUNHA

Coordenação: João Bertholini

Período que o vídeo ficará disponível: 22/01 a 28/02

Plataforma de exibição do vídeo: canal de YouTube das Oficinas Culturais – https://poiesis.org.br/maiscultura/

Sem a necessidade de inscrição prévia.

Duração do vídeo: 10 minutos

Faixa etária: 18 anos

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704 | E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 12h às 16h. Pessoas que desejam visitar exposições e grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente pelo site https://oficinasculturais.org.br/unidade/oswalddeandrade/, onde também encontram informações sobre as medidas para combater a proliferação da Covid-19.
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes
Programação gratuita
Parte da programação é mantida de forma virtual. Saiba mais: www.oficinasculturais.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile