Instituto público desenvolve em 5 meses soro com potencial para combater o coronavírus

O Instituto Butantan, instituto público do Estado de São Paulo que desenvolve vacinas e pesquisas na área de saúde, criou durante os últimos 5 meses um soro contra o coronavírus e já tem mais de 2 mil doses prontas para o início dos testes de segurança e eficácia, aguardando apenas o sinal verde da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

(foto gov sp – div – fp)

Devido a emergência da epidemia, alguns países já estão fazendo testes em humanos com soros desenvolvidos especialmente contra a Covid-19. A bioquímica Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, diretora de Inovação do instituto, afirmou à revista Pesquisa Fapesp que o soro mostrou resultados satisfatórios em testes de neutralização em células e segurança em camundongos e coelhos.

“Não há nenhum modelo animal que reproduza a Covid-19 do mesmo modo que nos humanos. Por causa dessa impossibilidade, a Argentina, o México e a Costa Rica não realizaram essa etapa, alguns soros  já conseguiram a autorização oficial e a Argentina já começou os testes clínicos com seu próprio soro”, afirmou à revista Pesquisa Fapesp. A expectativa dos pesquisadores é que os testes provem que o soro ajuda no combate à infecção pelo vírus.

Recent Posts

Projeto de arte-educação evoca ancestralidade e diversidade religiosa em Campinas

(foto noah souza - divulgação) O projeto MARIAS, concebido pela historiadora, artista, produtora e arte-educadora…

6 hours ago

Ancestralidade e saudade inspiram espetáculo de dança ‘Sussurros da Terra’

(foto paula arielly - divulgação) O espetáculo de dança "Sussurros da Terra será apresentado pelo…

8 hours ago

FICC 2026 abre inscrições em julho e destina R$ 3,3 mi para projetos culturais em Campinas

Artistas, coletivos, produtores e instituições culturais de Campinas já podem começar a preparar seus projetos.…

9 hours ago

Exposição de Samuel Menezes investiga transformações do corpo, da natureza e da identidade

(foto reprodução) O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) abre no sábado, 27 de…

9 hours ago

Servidores da Unicamp continuam em greve e nova assembleia será em julho

(imagem reprodução divulgação) Após analisar a carta-proposta apresentada pela Reitoria na mesa de negociação desta…

10 hours ago

A revolução silenciosa do governo Lula na educação básica

(foto marcelo camargo - ag brasil) Um salto em vários aspectos na educação pública do…

10 hours ago