Cinema em casa exibe ‘Truman’, ‘A Família Dionti’ e clássicos de Godard e Hitchcock

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há mais de cinco meses e com mais de 950 mil visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Nesta semana, as estreias acontecem mais cedo, na quarta-feira (23/12), com as obras de ficção “Acossado”, “O Homem que Sabia Demais” e “Truman”, o documentário “Eleições”, o título “Kasala!”, pelo Cine África, e os filmes “Menino Maluquinho 2 – A Aventura” e “A Família Dionti”, pelo CineClubinho.

“Acossado”

Entre as estreias da série nesta semana está o aclamado “Acossado”, primeiro longa-metragem de Jean-Luc Godard. Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) é um criminoso, obcecado por Humphrey Bogart, que rouba um carro, mata um policial e vai para Paris. Lá ele conhece Patricia Franchini (Jean Seberg), uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadir a moça a fugir com ele para a Itália, sem contar a ela que é um foragido da justiça. Classificação indicativa: 14 anos.

Outro clássico que estreia na série Cinema #EmCasaComSesc esta semana é “O Homem que Sabia Demais”, do “mestre do suspense” Alfred Hitchcock (1899 – 1980). Um homem é assassinado diante de um casal de ingleses. Antes de morrer, confia a eles uma mensagem secreta. A partir daí, a vida do casal é envolvida com sequestro, assassinato político e espionagem. Classificação indicativa: 14 anos.

“O Homem que Sabia Demais”

Mais uma boa dica para os amantes da sétima arte é a ficção “Truman”, do diretor espanhol Cesc Gay. Julian (Ricardo Darin) recebe uma visita inesperada de seu amigo Tomás (Javier Cámara), que vive no Canadá. Durante quatro dias, os dois amigos e Truman – um boxer, fiel cão de Julian – compartilham momentos emocionantes e, por vezes, cômicos, devido a uma situação delicada que Julian está vivendo. Classificação indicativa: 12 anos.

Para quem é fã de documentário, a dica é o brasileiro “Eleições”, de Alice Riff. Na obra, secundaristas se organizam para a corrida eleitoral que irá eleger o comando do grêmio estudantil. Quatro grupos de alunos, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões que surgem entre as chapas revelam suas diferenças políticas e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita. Classificação indicativa: 12 anos.

Pelo Cine África – que traz filmes de países como Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia e Nigéria – estreia a ficção “Kasala!”, de Ema Edosio. Um jovem de um subúrbio de Lagos (Nigéria) leva o carro de seu tio para se divertir com os amigos. Mas as coisas se complicam quando eles têm um acidente e apenas cinco horas para coletar dinheiro e consertar o dano. Classificação indicativa: 14 anos.

Pelo CineClubinho, o público pode conferir as obras “Menino Maluquinho 2 – A Aventura”, de Fernando Meirelles e Fabrizia Pinto, e “A Família Dionti”, de Alan Minas. Em “Menino Maluquinho 2 – A Aventura”, Maluquinho (Samuel Costa) e sua turma vão passar as férias de inverno na cidadezinha em que vivem vovô Tonico e vovó Iaiá, avós paternos do garoto, onde o povoado se prepara para comemorar em alto estilo o centenário do pacato lugar. Já “A Família Dionti” narra a fantástica história de um pai e seus dois filhos – Kelton (13) e Serino (15) – que vivem em um sítio no interior de Minas Gerais. A mãe não mora mais com eles, pois derreteu de amor, evaporou e partiu. Enquanto todos os dias sonha com a volta da mulher, a cada chuva que cai, o pai cuida dos filhos com olhar atento, preocupado com a possibilidade de que tenham herdado o dom da mãe.

Até 23 de dezembro, a programação da 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro segue com a exibição de títulos na plataforma do Sesc Digital. É possível conferir ainda as obras “Azougue Nazaré”, “Meu Amigo Fela”, “Nóis Por Nóis”, “Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto”, “Vaga Carne”, “Manaus Hot City”, “Marie”, “Receita De Caranguejo”, “República”, “Topawa” e “Entre Nós e O Mundo”. Para saber mais sobre as obras, consulte a programação abaixo.

A 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro reúne uma seleção da produção nacional lançada comercialmente entre novembro de 2019 e outubro de 2020 na cidade de São Paulo. Desde sua primeira edição, no ano 2000, a Retrospectiva busca dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira contemporânea, por meio de um recorte que procura refletir a diversidade de estilos, vozes e linguagens. Este ano, em função da pandemia de coronavírus (covid-19), o CineSesc apresenta uma edição mais enxuta, exclusivamente online e gratuita na plataforma do Sesc Digital, onde serão exibidos 20 filmes, sendo 10 longas-metragens e 10 curtas-metragens.

A Retrospectiva exibe ainda uma programação de núcleo histórico em homenagem ao diretor, produtor e roteirista Leon Hirszman (1937 – 1987). A Retrospectiva Leon Hirszman acontece de 10 de dezembro de 2020 a 09 de fevereiro de 2021. Confira a programação em sescsp.org.br/leonhirszman.

PROGRAMAÇÃO Cinema #EmCasaComSesc

ESTREIAS 23/12

ACOSSADO
Dir.: Jean-Luc Godard | França | 1960 | 90 min | Ficção | 14 anos
Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) é um criminoso, obcecado por Humphrey Bogart, que rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patricia Franchini (Jean Seberg), uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da justiça.

O HOMEM QUE SABIA DEMAIS
Dir.: Alfred Hitchcock | Reino Unido| 1934 | 120 min | Ficção | 14 anos
Um homem é assassinado diante de um casal de ingleses. Antes de morrer, confia uma mensagem secreta a eles. A parti daí a vida do casal é envolvida com sequestro, assassinato político e espionagem.

TRUMAN
Dir.: Cesc Gay | Espanha | 2015 | 109 min | Ficção | 12 anos
Julian recebe uma visita inesperada de seu amigo Tomás, que vive no Canadá. Durante quatro dias, os dois amigos mais Truman, o fiel cão de Julian, irão compartilhar de momentos emocionantes e por vezes cômicos, devido a uma situação extremamente delicada que Julian está vivendo.

ELEIÇÕES
Dir.: Alice Riff | Brasil| 2018 | 100 min | Documentário | 12 anos
Em ‘Eleições’, secundaristas se organizam para a corrida eleitoral que irá eleger o comando do grêmio da escola. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam suas diferenças políticas, e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita.

CINE ÁFRICA

KASALA!
Dir.: Ema Edosio | Nigéria | 90 min | 2018 | Ficção| 14 anos

Um jovem de um subúrbio de Lagos leva o carro de seu tio para se divertir com os amigos. As coisas se complicam quando eles têm um acidente e apenas cinco horas para coletar dinheiro e consertar o dano antes que seu tio retorne. Uma comédia em ritmo acelerado que, segundo a própria diretora, é um reflexo de sua vida na Nigéria.

CINECLUBINHO

MENINO MALUQUINHO 2- A AVENTURA
Dir.: Fernando Meirelles e Fabrizia Pinto | Brasil | 1998| 92 min | Ficção | Livre
Menino Maluquinho e sua turma vão passar as férias de inverno na cidadezinha em que vivem os avós paternos do garoto, vovô Tonico e vovó Iaiá. Lugar pacato, em que as fofocas e ciumeiras das pequenas disputas locais facilmente assumem grandes proporções, o povoado prepara-se para comemorar em alto estilo o seu centenário.

A FAMÍLIA DIONTI
Dir.: Alan Minas | Brasil, Inglaterra | 2015 | 96 min | Ficção | Livre

Original e poético, A Família Dionti narra a fantástica história de um pai e seus dois filhos, Kelton, de 13 anos, e Serino, de 15, que vivem em um sítio no interior de Minas Gerais. A mãe não mora mais com eles, pois derreteu de amor, evaporou e partiu. Enquanto todos os dias sonha com a volta da mulher a cada chuva que cai, o pai cuida dos filhos com olhar atento, preocupado com a possibilidade de que tenham herdado o dom da mãe. Mas Serino é seco e chora grãos de areia. E Kelton, ao se apaixonar pela primeira vez por uma garota de circo, literalmente se liquefaz de amor.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

9 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

9 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

15 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

16 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

16 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

16 hours ago