Ícone do site Wordpress Site

‘Cinema em casa’ exibe ‘A Escolha de Sofia’, com Meryl Streep, e a mostra ‘Visões: Cinema Grego em Foco’

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há mais de cinco meses e com mais de 900 mil visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Na quinta-feira (17/12), estreia a ficção “A Escolha de Sofia”, o documentário “O Africano Que Queria Voar”, pelo Cine África, e o título “O Segredo Dos Diamantes”, pelo CineClubinho.

A obra de ficção “A Escolha de Sofia”, de Alan J. Pakula, traz Meryl Streep no papel principal e é um dos destaques da semana. Sofia é uma polonesa católica atormentada pela escolha que teve que fazer em um campo de concentração nazista. Agora nos Estados Unidos, ela conhece Nathan (Kevin Kline), um encantador e instável judeu americano, obcecado pelo Holocausto. Eles ficam amigos de Stingo (Peter Macnicol), um jovem escritor que acabou de chegar a Nova Iorque. Logo, Stingo testemunha a destruição do relacionamento deles à medida que a felicidade de ambos é ameaçada pelos fantasmas de Sofia e pela obsessão de Nathan. Classificação indicativa: 16 anos.

“A Escolha de Sofia”

Pelo Cine África – que traz filmes de países como Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia e Nigéria – estreia o documentário “O Africano Que Queria Voar”, de Samantha Biffot. Luc, um menino de nove anos, vê um filme de Kung Fu pela primeira vez e tem uma “revelação”. Ele descobre que os chineses “sabem voar” – e fica obcecado em aprender também. Depois de 31 anos vivendo na China, dominando as artes marciais e atuando em filmes de Kung Fu, ele alcança seu sonho. Classificação indicativa: livre.

Pelo CineClubinho, o público pode conferir a ficção “O Segredo dos Diamantes”, de Helvécio Ratton. Angelo (Matheus Abreu) é um garoto de 14 anos que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos, e parte em busca desse tesouro para salvar a vida de seu pai. Para isso, ele e seus amigos, Julia (Raquel Pimentel) e Carlinhos (Alberto Gouvea), terão que decifrar um enigma e vencer a perseguição do vilão Silvério (Rui Rezende), que também sabe do tesouro. Classificação indicativa: 10 anos.

De 18 a 20 de dezembro, a plataforma do Sesc Digital recebe a mostra “Visões: Cinema Grego em Foco”, com a exibição inédita dos filmes “Apetaxamin”, de Frieda Liappa, “Symptom”, de Angelos Frantzis, e “The End Of Suffering (A Proposal)”, de Jacqueline Lentzou, curta-metragem selecionado para o Festival Locarno, vencedor do Festival Internacional de Cinema de Atenas e do Festival Internacional de Cinema de Chicago. Realizada em parceria com o Consulado Geral da Grécia e o Greek Film Archive, a seleção de filmes traz um recorte na cinematografia contemporânea grega, com foco em produções que flertam com a ficção científica e questionam as fronteiras entre nosso mundo interior e exterior. Mais informações sobre as obras, datas de estreia e classificação indicativa na programação abaixo ou em sescsp.org.br/cinemaemcasa.

“Symptom”

Até 23 de dezembro, a programação da 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro segue com a exibição de títulos na plataforma do Sesc Digital. Dia 17/12, estreiam as obras “Azougue Nazaré”, “Meu Amigo Fela”, “Nóis Por Nóis”, “Rogéria, Senhor Astoufo Barroso Pinto”, “Vaga Carne”, “Manaus Hot City”, “Marie”, “Receita De Caranguejo”, “República”, “Topawa” e “Entre Nós e O Mundo”.

A 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro reúne uma seleção da produção nacional lançada comercialmente entre novembro de 2019 e outubro de 2020 na cidade de São Paulo. Desde sua primeira edição, no ano 2000, a Retrospectiva busca dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira contemporânea, por meio de um recorte que procura refletir a diversidade de estilos, vozes e linguagens. Este ano, em função da pandemia de coronavírus (covid-19), o CineSesc apresenta uma edição mais enxuta, exclusivamente online e gratuita na plataforma do Sesc Digital, onde serão exibidos 20 filmes, sendo 10 longas-metragens e 10 curtas-metragens.

“Meu Amigo Fela”

Entre os destaques desta semana da Retrospectiva, está o documentário “Rogéria, Senhor Astoufo Barroso Pinto”, de Pedro Gui. A vida e a trajetória artística de Rogéria, a partir da dualidade entre artista e personagem, entre Rogéria e Astolfo, é retratada na obra. O filme mescla dramatizações de etapas de sua vida – como o acidente que lhe feriu a cabeça – e depoimentos de artistas brasileiros, como Betty Faria, Jô Soares, Bibi Ferreira e Aguinaldo Silva, e trata de temas bastante abordados no mundo de hoje, como questões de gênero, preconceito e afirmação de direitos no Brasil. Classificação indicativa: 14 anos.

Outra sugestão é a ficção “Vaga Carne”, de Grace Passô e Ricardo Alves Jr. Uma estranha voz toma posse do corpo de uma mulher. Juntos, a voz e o corpo procuram por pertencimento e por uma identidade própria, enquanto questionam seus papéis dentro da sociedade. O filme é uma transcriação do espetáculo teatral da atriz e dramaturga Grace Passô. Classificação indicativa: 16 anos.

A Retrospectiva exibe ainda uma programação de núcleo histórico em homenagem ao diretor, produtor e roteirista Leon Hirszman (1937 – 1987). A Retrospectiva Leon Hirszman acontece de 10 de dezembro de 2020 a 09 de fevereiro de 2021. Confira a programação em sescsp.org.br/leonhirszman.

Além das exibições de filmes, mais uma edição especial do projeto Cinema da Vela, do Cinesesc, faz parte da programação. O bate-papo O Cinema de Leon Hirszman acontece na terça-feira, 15/12, ao vivo, pelo youtube.com/cinesesc, e reúne o professor e pesquisador Ismail Xavier e a crítica de arte Maria Hirszman para tratar da sétima arte, em uma conversa que tem a duração do tempo de queima de uma vela. A mediação é do crítico de cinema Sérgio Alpendre.

PROGRAMAÇÃO Cinema #EmCasaComSesc

ESTREIAS 17/12

A ESCOLHA DE SOFIA
Dir.: Alan J. Pakula | Reino Unido, EUA | 1982 | 150 min | Ficção | 16 anos
Sofia (Meryl Streep) é uma polonesa católica atormentada pela escolha que teve que fazer em um campo de concentração nazista. Agora nos Estados Unidos, ela conhece Nathan (Kevin Kline), um encantador e instável judeu americano obcecado pelo Holocausto. Juntos, eles ficam amigos de Stingo (Peter Macnicol), um jovem escritor que acabou de chegar a Nova Iorque. Logo, Stingo testemunha a destruição do relacionamento deles à medida que a felicidade de ambos é ameaçada pelos fantasmas de Sofia e pela obsessão de Nathan.

CINE ÁFRICA

O AFRICANO QUE QUERIA VOAR
Dir.: Samantha Biffot | Gabão, França, Bélgica, China | 70 min | 2016 | Documentário | Livre
Gabão, 1979. Luc, um menino de nove anos, vê um filme de Kung Fu pela primeira vez e tem uma revelação: chineses sabem voar. Ele fica obcecado em aprender a voar também. Depois de 31 anos vivendo na China, dominando as artes marciais e atuando em filmes de Kung Fu, ele alcança seu sonho.

CINECLUBINHO

O SEGREDO DOS DIAMANTES
Dir.: Helvécio Ratton | Brasil | 2014 | 86 min | Ficção | 10 anos
Angelo (Matheus Abreu) é um garoto de 14 anos que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos e parte em busca desse tesouro para salvar a vida de seu pai. Para isso, ele e seus amigos Julia (Raquel Pimentel) e Carlinhos (Alberto Gouvea) terão que decifrar um enigma e vencer a perseguição do vilão Silvério (Rui Rezende), que também sabe do tesouro e não vai desistir até encontrá-lo.

MOSTRA VISÕES: CINEMA GREGO EM FOCO
DE 18/12 a 20/12

Dia 18/12
APETAXAMIN
Dir.: Frieda Liappa | Grécia | 1980 | 25 min. | Ficção | 16 anos
Um curta-metragem de terror que explora os limites da realidade e da imaginação por meio dos olhos de uma jovem. O filme integrou a seleção do Greek Fantasy Cinema Tribute, dentro do contexto da 11th Athens Avant-Garde Film Festival, e foi selecionado em parceria com o Greek Film Archive.

[Disponível por 24h]

Dia 19.12
SYMPTOM
Dir.: Angelos Frantzis | Grécia | 2015 | 87 min | Ficção | 14 anos
Uma criatura peculiar aparece em uma remota ilha chuvosa, vestindo uma jaqueta de couro e com olhos que brilham no escuro, levando à loucura os que o encaram. Os residentes da ilha procuram a ajuda da única pessoa que parece possuir a força para enfrentar a criatura: uma menina. Embarcando nesta caçada implacável pela criatura, a menina vai colocar sua fé em teste e revelar sua relação oculta com este ser de outro lugar. Filme foi selecionado em parceria com o Greek Film Center.

[Disponível por 24h]

Dia 20.12
THE END OF SUFFERING (A PROPOSAL)

Dir.: Jacqueline Lentzou | Grécia | 2020 |14 min | Ficção | 12 anos
Sofia está em pânico, de novo. O Universo decidiu contactá-la. Um diálogo com palavras de outro mundo. Uma sinfonia planetária para Marte, onde pessoas sonham acordadas e lutam pelo amor. Selecionado pelo Festival de Locarno.

[Disponível por 24h]

RETROSPECTIVA DO CINEMA BRASILEIRO
DE 17/12 a 23/12

AZOUGUE NAZARÉ
Direção: Tiago Melo | Brasil | 2018 | 82 minutos | 14 anos | Ficção
Num imenso canavial que parece não ter fim, numa casa isolada, moram o casal Catita e Irmã Darlene. Catita esconde que participa do Maracatu. Darlene é fiel da igreja do Pastor Barachinha, um antigo mestre de maracatu convertido à religião evangélica, que se vê na missão de expulsar o demônio do Maracatu, evangelizando toda a cidade. Em meio ao canavial, um Pai de Santo pratica um ritual religioso com cinco caboclos de lança. Os caboclos ganham poderes, incorporam entidades e desaparecem. A cidade de Nazaré da Mata testemunha acontecimentos misteriosos.

MEU AMIGO FELA
Direção: Joel Zito Araújo | Brasil | 2019 | 94 minutos | 14 anos | Documentário
Uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti, a fim de contrapor a narrativa mais frequentemente retratada: como um excêntrico ídolo pop africano do gueto. No filme, a complexidade da vida de Fela é desvendada através dos olhos e conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore.

NÓIS POR NÓIS
Direção: Aly Muritiba E Jandir Santin| Brasil | 2018 | 96 minutos | 16 anos | Ficção
O Baile rola solto. Enquanto o RAP ecoa das caixas de som, quatro amigos vagam pela pista com objetivos bem distintos. Mari só pensa no flow que possa levá-la para a final do Circuito de Rimas CWB, a batalha de MCs mais famosa da cidade. Japa se ocupa da venda dos produtos de Nando, que testa o garoto. Gui espera que o baile corra bem e que ao fim da festa possa voltar para casa com o lucro da bilheteria. Ele precisa muito da grana. Já Café, bem, Café só quer curtir. O que eles não sabem é que seus destinos estarão selados para sempre após esta noite.

ROGÉRIA, SENHOR ASTOUFO BARROSO PINTO
Direção: Pedro Gui | Brasil | 2018 | 82 minutos | 14 anos | Documentário
A vida e a trajetória artística de Rogéria a partir da dualidade entre artista e personagem, entre Rogéria e Astolfo. Passando por todos os momentos da vida da transformista, o filme mescla dramatizações de etapas de sua vida – como o acidente que lhe feriu a cabeça – e depoimentos de artistas brasileiros, como Betty Faria, Jô Soares, Bibi Ferreira e Aguinaldo Silva. Atual, provocante e sensível, o filme trata de temas bastante abordados no mundo de hoje, como questões de gênero, preconceito e afirmação de direitos no Brasil.

VAGA CARNE
Direção: Grace Passô e Ricardo Alves Jr. | Brasil | 2019 | 45 minutos | 16 anos | Ficção
Uma estranha voz toma posse do corpo de uma mulher. Juntos, a voz e o corpo procuram por pertencimento e por uma identidade própria enquanto questionam seus papéis dentro da sociedade. O filme é uma transcriação do espetáculo teatral da atriz e dramaturga Grace Passô.

MANAUS HOT CITY
Direção: Rafael Ramos | Brasil | 2020 | 13 minutos | 14 anos | Ficção
Dois amigos se encontram para comer um bodó. A conversa entre eles percorre as cores e os cheiros das casas, cozinha no pavimento, no calor da cidade. Alguém fica e alguém parte.

MARIE
Direção: Leo Tabosa | Brasil | 2019 | 25 minutos | 12 anos | Ficção
Mário retorna ao sertão depois de 15 anos para enterrar o pai. Ele regressa para sua cidade natal como Marie, uma mulher trans. Lá, reencontra seu amigo de infância, Estevão, e com ele o seu passado.

RECEITA DE CARANGUEJO
Direção: Thais Melo e Preta Ferreira | Brasil | 2020 | 20 minutos | 14 anos | Ficção
Após a morte do pai, Lari e sua mãe vão passar alguns dias na praia. Elas resolvem cozinhar caranguejos. E os bichos, aos poucos, transformam-se em seres luminosos.

REPÚBLICA
Direção: Grace Passô | Brasil | 2020 | 16 minutos | Livre | Ficção

Brasil, 2020. A pandemia evidencia a dimensão da necropolítica que opera no país e a sociedade vive uma crise ética em meio a um governo que é a exata expressão do poder colonialista. República é um curta-metragem realizado em casa, com estrutura caseira, durante o início da quarentena de 2020, no centro da cidade de São Paulo, Brasil.

TOPAWA
Direção: Kamikia Kisedje e Simone Giovine | Brasil | 2019 | 8 minutos | Livre | Documentário

As redes de tucum o primeiro contato com os brancos. As mulheres Parakanã tecem os fios da sua história.

ENTRE NÓS E O MUNDO
Direção: Fábio Rodrigo | Brasil | 2019 | 17 min. | Livre | Documentário
Um retrato emocional do momento de vida de Erika, moradora da Vila Ede. Seu filho de 16 anos foi recentemente assassinado em uma abordagem policial e ela está preocupada com o outro, de 17. Erika está grávida. O medo, a dor e a alegria se misturam demais na periferia de São Paulo.

RETROSPECTIVA LEON HIRSZMAN

“Eles Não Usam Black-Tie”

Títulos – “São Bernardo”, “Eles Não Usam Black-Tie”, “Cantos de Trabalho no Campo-Mutirão”, “Cantos de Trabalho no Campo-Cacau”, “Cantos de Trabalho no Campo-Cana-de-Açúcar”, “ABC da Greve”, “Pedreira de São Diogo”, “Megalópolis”, “Ecologia”, “Maioria Absoluta”, “Nelson Cavaquinho”, “Cantos de trabalho no campo”, “Posfácio: entrevista com a dra. Nise da Silveira”, “Imagens do Inconsciente: Fernando Diniz – Em Busca do Espaço Cotidiano”, “Imagens do Inconsciente: Adelina Gomes – No Reino das Mães” e “Imagens do Inconsciente : Carlos Pertuis – A Barca do Sol”.

[Disponíveis até 09 de fevereiro de 2021]

CINEMA DA VELA ESPECIAL – O CINEMA DE LEON HIRSZMAN
15/12, às 20h00, no youtube.com/cinesesc
Encontro do professor e pesquisador Ismail Xavier e a crítica de arte Maria Hirszman para tratar da sétima arte, em bate-papo que tem a duração do tempo de queima de uma vela. A mediação é do crítico de cinema Sérgio Alpendre.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile