Adaptações literárias da obra de Clarice Lispector para o audiovisual são tema de debate na série ‘Ideias’

A série Ideias #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“O Ovo”, de Nicole Algranti

No próximo dia 10 de dezembro, quinta-feira, como forma de lembrar o centenário de Clarice Lispector, a série traz um debate sobre “As adaptações literárias da obra de Clarice Lispector para o audiovisual”.

O debate homenageia o centenário de nascimento da escritora Clarice Lispector com uma live e a exibição de duas produções sobre a autora no Sesc TV.

A live acontece às 16h e conta com as presenças de Nicole Algranti, Taciana de Oliveira e Teresa Montero, que falam sobre seus trabalhos no Cinema e os desafios em adaptar a obra de Clarice Lispector para o audiovisual.

A partir das 21h, o Sesc TV apresenta duas produções: o documentário “De Corpo Inteiro” e o curta-metragem “O Ovo”, ambos dirigidos pela cineasta Nicole Algranti.

Participantes:

Nicole Algranti – Cineasta, indigenista e sobrinha neta de Clarice Lispector. Diretora dos filmes “De Corpo Inteiro – Entrevistas” e “O Ovo”.

Taciana Oliveira – Cineasta e comunicóloga. Diretora do filme “A Descoberta do Mundo”.

Teresa Montero – Biógrafa de Clarice Lispector e roteirista. Autora dos livros “O Rio de Clarice” e “Eu Sou Uma Pergunta – Uma Biografia de Clarice Lispector”.

Mediação e apresentação:

Sílvia Garcia – Jornalista, especialista em Dramaturgia, mestre em Literatura e Crítica Literária e técnica da programação do SescTV.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Dois fotógrafos, uma metrópole: exposição revela São Paulo por diferentes olhares

(foto Alex Ribeiro) A exposição "Dois Olhares", mostra que reúne trabalhos dos fotógrafos Alex Ribeiro…

27 minutes ago

AYA Cia de Dança apresenta espetáculo afrofuturista ‘Espiralar’ no Castro Mendes

(foto gabi perissinoto - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe, nesta quinta-feira, 18 de junho,…

3 hours ago

Campinas ganha mais um espaço alternativo e gratuito de cinema, o Cine Ponto

Cena de "Esplendor" (foto divulgação) A exibição de "Esplendor" (2017), da diretora japonesa Naomi Kawase,…

6 hours ago

Ex-deputado que fugiu para os EUA é o primeiro da família Bolsonaro a ser condenado por traição

(imagem reprodução) Traição à Pátria - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou…

6 hours ago

Servidores da Unicamp decidem manter greve após retorno de professores e estudantes

(foto stu reprodução divulgação) Os trabalhadores e trabalhadoras da Unicamp votaram pela continuação da greve…

22 hours ago

Montaigne e a busca pela felicidade são tema do Café Filosófico

Fillipe Mauro (credito_ferdinand-poirier - divulgação) Fillipe Mauro revisita o pensamento do filósofo francês e discute…

1 day ago