Indignados com a gestão de Jair Bolsonaro na condução das atuais crises política e de saúde pública do país, moradores de Campinas – SP se uniram para instalar outdoors com mensagens contrárias à atuação do presidente pela cidade e região.
Segundo os organizadores, em menos de uma semana, o grupo conseguiu arrecadar mais de R$ 4 mil e já instalou cinco peças em Sumaré, Nova Odessa e Hortolândia durante o mês de setembro, três delas ainda estão expostas.
“A ideia era seguir a onda de outras cidades e veicular outdoors bem no centro de Campinas com dados fidedignos e informação verdadeira para a população”, conta uma das integrantes da campanha, que preferiu não se identificar. “A motivação principal, acrescenta, é demonstrar a insatisfação com o governo do Brasil durante a pandemia do Corona Vírus, e temos ainda o objetivo de combate às fake news e à propagação de desinformação pelo país.”
Embora a campanha tenha respaldo legal, a iniciativa encontrou diversas barreiras para sua veiculação. Empresas de Campinas se negaram a realizar a campanha, alegando não atuar com publicidade política. Foi necessário então buscar possibilidades na Região Metropolitana, e ainda assim, uma empresa, mesmo após o contrato assinado e pagamento recebido, se negou a cumprir o acordo.
“O que a gente sentia é que as empresas estavam com muito medo de retaliação, de perda de patrimônio ou eram na verdade bolsonaristas indignados com a nossa mensagem”, explica a integrante da Campanha.
“Há diversos outdoors na Região Metropolitana de Campinas e em outras regiões do país com dizeres em apoio ao Bolsonaro e seu discurso, por isso o problema não é tratar-se de conteúdo político, mas quais conteúdos as empresas querem vincular, por isso entendemos essa negativa enquanto censura. É desesperador perceber que a gente já vive um regime de exceção no nosso país”, completa.
O grupo fez então novas tentativas até conseguir as instalações de Sumaré, Nova Odessa e Hortolândia. Porém, em menos de quatro dias depois da instalação, uma das peças já sofreu depredação. “O outdoor danificado contém dados do total de mortes no Brasil por covid-19, números oficiais do governo. É impressionante ver o negacionismo de uma realidade comprovada e documentada”.
Iniciativas semelhantes foram realizadas em outras cidades como Palmas-TO, Maringá-PR e Sete Lagoas-MG; onde foram instalados debates favoráveis e contrários às ações de Bolsonaro. “O debate político é saudável para a nossa democracia, censura, cerceamento dos discursos e atentados à liberdade de expressão, não. Bolsonaro propaga horror, ódio e guerra. Nós queremos mostrar que há outro jeito de fazer política e que as mortes no Brasil poderiam ter sido evitadas caso houvesse planos de contingência e governança sólidos. Nós temos um presidente incompetente, que não trabalha a favor do povo”, desabafa a integrante da campanha.
“Nossa campanha se ampara na força coletiva, daquelas e daqueles que lutam por uma sociedade mais justa, com acesso a vida digna e sonham com um mundo em que as existências sejam respeitadas”, finaliza. (Com informações de divulgação)