‘Fim de Partida’, de Beckett, ‘O Cheiro da Feijoada’ e ‘A Noite dos Palhaços Mudos’ estão em série teatral em casa

Desde a última semana, a programação de Teatro #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, está em nova fase, com os atores e as atrizes ocupando os palcos das unidades do Sesc na capital paulista, além das apresentações transmitidas das casas dos artistas. Com a mudança, o Sesc São Paulo passa a acolher versões de espetáculos com estruturas maiores, que contarão com os recursos do palco para a transmissão. Nesta nova fase, os teatros receberão as peças sem a presença do público e dentro de todos os protocolos de segurança. Em novo horário, mais cedo, às 21h, a série terá apresentações aos domingos, quartas e sextas.

As transmissões ao vivo permanecem no YouTube do Sesc São Paulo e no Instagram do Sesc Ao Vivo.

O formato híbrido, com a manutenção das transmissões realizadas da casa dos artistas, permite que a série continue oferecendo encontros com nomes de outros estados e com atores e atrizes em condições de maior vulnerabilidade ao coronavírus. Ao reabrir as portas dos palcos do Sesc, dá-se oportunidade a mais profissionais para realizarem seu trabalho, ajudando a estimular o setor cultural.

Na quarta-feira (14/10), “A Noite dos Palhaços Mudos”, com o La Mínima Circo e Teatro (Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim), será transmitida diretamente do Sesc Santana. O espetáculo é adaptação com base no argumento da HQ original da cartunista Laerte. Publicada em 1987 na extinta Revista Circo, nº4, a história trata do conflito entre a intolerância urbana e o universo irreverente da figura do palhaço, a partir da comicidade física, da lógica do absurdo e do humor sem palavras. Os Palhaços Mudos da HQ são seres que habitam a cidade e se dedicam a praticar comicidades. Mas uma seita local os considera uma ameaça, passando a persegui-los, na tentativa de extingui-los. Numa noite de caça a dois Palhaços, um deles é capturado, mas consegue escapar. Tendo o nariz arrancado pelos perseguidores, o palhaço, não conseguindo suportar a vergonha, se desespera. Surge então o segundo Palhaço Mudo, que o arrasta para um ousado resgate nasal. Perseguições em meio às sombras misturam-se a truques de magia, números musicais e outros absurdos cômicos, para apresentar os conflitos, contestando a falta de flexibilidade sobre a relatividade das culturas. Classificação indicativa: 10 anos.

La Mínima (Foto: Carlos Gueller)

Sexta-feira (16/10), ao vivo do Sesc Ipiranga, tem a montagem “Fim de Partida”, de Samuel Beckett (1906-89). Yoshi Oida, ator, diretor e autor japonês de 86 anos, radicado em Paris (França), assina a encenação e dirige o espetáculo ao lado de Matteo Bonfitto, que atua com Rodrigo Pocidônio, Milton de Andrade, Suia Legaspe e Ary França. A peça mostra relações tóxicas no seio de uma família. Hamm, o patriarca cego que nada vê e tudo sente, Nagg e Nell, pais de Hamm com seu exibicionismo decrépito, e Clov, o filho adotivo-servo. A obra revela o mecanismo pelo qual a micropolítica da família se torna um espelho satírico em que reconhecemos a fanfarronice do poder. A encenação, criada por Oida durante o processo criativo ocorrido na França, é permeada por um olhar minimalista, em que prevalece a composição estruturada a partir de elementos cenográficos hiper-realistas. Classificação indicativa: 12 anos.

Yoshi Oida (Foto: Divulgação)

Encerrando a semana, no domingo (18/10), a atriz Iléa Ferraz apresenta diretamente de sua casa a peça “O Cheiro da Feijoada”, de Thomas Bakk. Permeada de canções interpretadas por Iléa, com trilha sonora executada por Pedro Lima e composta de sambas, xotes e funks, a montagem traz uma preta-velha lavadeira que, enquanto lava roupas, relembra uma feijoada que foi feita no tempo da escravidão, trazendo à tona fatos da história do Brasil e da formação do povo brasileiro. A atriz dirige e interpreta sete personagens neste monólogo. Classificação: livre para todos os públicos.

Iléa Ferraz (Foto: Divulgação)

Agenda de 14 a 18 de outubro, 21h
14/10, quarta: La Mínima em A Noite dos Palhaços Mudos – do palco do Sesc Santana
16/10, sexta: Rodrigo Pocidônio, Matteo Bonfitto, Ary França e Suia Legaspe em Fim de Partida – do palco do Sesc Ipiranga
18/10, domingo: Iléa Ferraz em O Cheiro da Feijoada

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

10 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

16 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago