‘1ª Mostra CineFlecha: (Re)Existir e Curar’ reflete a potência e diversidade do cinema indígena atual

A 1ª Edição da Mostra CineFlecha poderá ser acompanhada gratuitamente pelo público de 01 a 15 de outubro na plataforma Videocamp, que busca promover a produção audiovisual de diferentes coletivos e realizadores indígenas do Brasil.

(Imagem: Divulgação)

A Mostra reúne quatro sessões temáticas de filmes com o tema “(Re)Existir e Curar”, que retratam as diversas maneiras como os povos indígenas seguem mobilizando formas de (re)existir e se curar através de saberes, práticas ancestrais e, também, contemporâneas. Para assistir aos filmes, basta se cadastrar na plataforma. No momento da sessão, será necessário apenas fazer o login.

Entre os filmes disponíveis estão: “Quiilpa – as lhamas floridas”, que mostra uma tradição pré-colombiana que continua a (re)existir nas terras Altas da Bolívia; o “Cosmopista Maxakali”, vídeo realizado a partir de registros feitos por uma equipe de representantes Maxakali e Pataxó, cineastas indígenas e pajés, e pesquisadores não-indígenas; “Mãtãnãg, a Encantada”, com a trajetória de uma mulher indígena que segue o espírito de seu marido até a aldeia dos mortos; e “Kipaexoti”, que mostra a força e resistência do Povo Terena da aldeia Cachoeirinha em manter a sua dança tradicional viva.

“Os séculos de resistência indígena não cansam de apresentar aos brasileiros outros modos de existência possíveis. Com a crescente produção do cinema indígena nacional, o aprendizado com esses povos tornou-se, mais que acessível, imperativo para aqueles que desejam mirar outros mundos possíveis”, destacam os articuladores da Rede CineFlecha.

O evento ficará disponível na página “Mostras” dentro da plataforma Videocamp, ambiente digital que permite exibir online, durante este momento de distanciamento social, eventos realizados por parceiros e que, até então, aconteciam majoritariamente de forma presencial. Essa ação dá continuidade ao compromisso da plataforma com o bem-estar da população diante do enfrentamento do avanço da Covid-19, bem como com a democratização de acesso à cultura e informação.

Durante o período de pandemia, o Videocamp se reinventou para levar ao público dezenas de conteúdos audiovisuais por meio de novos formatos de exibição. O “Assista Agora”, por exemplo, teve o apoio de mais de 20 realizadores parceiros para disponibilizar, desde sua estreia em 24 de março, 48 filmes e 6 séries, que podem ser assistidos onde e quando o usuário quiser, sem a necessidade de uma sessão coletiva.

(Imagem: Divulgação)

Além disso, as mostras realizadas se tornaram um ambiente para apoiar parceiros na realização de seus eventos no ambiente online: até agora, o Videocamp contabiliza a exibição de 12 mostras e festivais realizados, sendo que, nas quatro mostras já realizadas e nas três que estão no ar, foram exibidas 272 obras, muitas delas inéditas no Brasil.

A 1ª Mostra CineFlecha traz de forma totalmente gratuita e online a recente produção audiovisual de diferentes coletivos e realizadores indígenas do Brasil. Em tempos marcados por profundas crises políticas, sanitárias e climáticas que impactam violentamente os povos indígenas no país, a 1ª Mostra CineFlecha: (Re)Existir e Curar apresenta um conjunto de filmes que reflete a potência e a diversidade do cinema indígena contemporâneo.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

2 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

2 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

2 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

19 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

20 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

24 hours ago