Grupo Silenciosas apresenta improviso cênico ‘Nosso Primeiras Estórias’, da obra de Guimarães Rosa

Fica em cartaz até o dia 10 de outubro, pela Plataforma Zoom, de sexta a domingo, às 17h30, o espetáculo “Nosso Primeiras Estórias”, com o grupo Silenciosas, inspirado nos 21 contos presentes no livro “Primeiras Estórias” de Guimarães Rosa.

Grupo Silenciosa, Nosso Primeiras Estórias (Foto: Carol Quintanilha)

Trata-se de um espetáculo de improviso cênico, com direção do bailarino Diogo Granato, que reúne elementos do teatro, da dança e da literatura. Cada uma das 17 sessões traz movimentos novos, tornando as performances singulares.

Depois de estudar durante quatro anos a obra de Guimarães Rosa, o grupo desenvolveu o espetáculo buscando expressar as sensações despertadas pelo livro, com suas imagens e jogos inventivos de linguagem, costurando todas as narrativas em uma só, múltipla em si mesma.

“Se quer seguir-me, narro-lhe, não uma aventura, mas experiência, a que me induziram, alternadamente, séries de raciocínios e intuições. Tomou-me tempo, desânimos, esforços. Dela me prezo, sem vangloriar-me.”

“Não parece ser possível falar sobre os 21 contos do livro Primeiras estórias, de Guimarães Rosa, em uma única apresentação. Silenciosas não pretende fazer isso. Pretendemos falar sobre nós, sobre nossas emoções, sensações, sobre o que o livro nos disse, sobre o que ele nos ensinou. Misturamos seus personagens, seus narradores e o autor a nós mesmos, nos apropriando de estórias que nunca param de nos surpreender. Usamos nossos corpos, movimentos, nossa voz, nossas técnicas e linguagens, para expor nossa experiência ao pesquisar essa obra. […] Primeiras estórias está no grupo, é inerente aos nossos corpos. Sente com a gente, converse, escute, deixa a gente te contar umas coisas, umas estórias, deixe a gente mostrar uns movimentos”, comenta o diretor Diogo Granato.

Nosso Primeiras Estórias

Sexta a domingo, às 17h30

Até 10 de outubro

Endereço da chamada no Zoom: ID 634 867 4348

Gratuito

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

1 day ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

1 day ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

2 days ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

2 days ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

2 days ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

2 days ago