Entre milícias e guardiões

.Por Marcelo de Mattos.

Nada a estranhar. A censura e perseguição à imprensa estão vivas e operantes. Não bastaram a recente violência à jornalista com ameaça física em “encher sua boca de porrada”, o achaque a “bundões”, a censura judicializada ao jornalista Luis Nassif,  a criminalização do chargista Renato Aroeira e o jornalista Ricardo Noblat com base na Lei Segurança Nacional, assistimos agora a ação de servidores organizados pelo prefeito pastor do Rio, Marcelo Crivella, para impedir com violência o trabalho da imprensa.

(foto de vídeo – reprodução)

Os chamados “Guardiões do Crivella”, espécie de milícia fundamentalista, pagas com o dinheiro público, criada exclusivamente para impedir o exercício dos profissionais de imprensa, é um atentado à liberdade de expressão jornalística, evitando toda denúncia ao abandono e descaso à saúde pública suportada pela população, além da prática de diversos crimes contra a administração pública.

Segundo o coletivo Fiquem Sabendo, através da Lei de Acesso à Informação, nos últimos 18 meses foram abertos 41 inquéritos com base na nefasta LSN. Os mecanismos utilizados pelo Estado para impor restrições à liberdade de expressão e censura é uma vulgarização da violência institucional aos direitos fundamentais, bem como uma deformação autoritária, impeditivas a existência plena do Estado Democrático de Direito.

Recent Posts

Flávio Bolsonaro burlou legislação eleitoral em Americana, denuncia vereadora

(foto divulgação rede social) Nem começou a campanha eleitoral e o diretório municipal do PSOL…

8 hours ago

Ciclo de cinema e psicanálise exibe Girl, filme sobre transexualidade dirigido por Lukas Dhont

(imagem reprodução divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no dia…

9 hours ago

Autonomia ameaçada: reforma tributária reacende debate sobre o financiamento das universidades paulistas

(foto valdir r almeida - ccl) .Por Marco Pinotti. Com o fim gradual do ICMS,…

1 day ago

Mostra Entre Gavetas e Aparições evoca afeto e vida simples

(arquivos pessoais Montagem Marta Fontenele) Artistas visuais, Toten, João Bosco e Marta Fontenele reúnem arte…

1 day ago

Show de Assucena e Catho abre programação do Mês do Orgulho LGBT+ em Campinas

(foto sillas h - divulgação) Arte, representatividade, diversidade e ocupação cultural celebram o Mês do…

2 days ago

MIS exibe ‘Aranha’, retrato da atuação da extrema direita no Chile de Allende e seus ecos no presente

(foto divulgação) O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas exibe o filme…

2 days ago