Campinas ganha banco que oferece crédito solidário para micro e pequenos empreendedores

O Banco do Povo – Crédito Solidário, em parceria com Sindicato Químicos Unificados, chega a Campinas para oferecer empréstimos a juros baixos para geração de renda para autônomos, micro e pequenos empreendedores.

(fotos divulgação)

“A ideia é fornecer acesso a serviços financeiros a pessoas que não têm acesso ao sistema tradicional. Com o aumento do desemprego, tem aumentado o trabalho informal por conta própria e as pessoas têm encontrado dificuldade em razão da escassez de recurso. São trabalhadores de comércio, costureiras, esteticistas, pedreiros e tantos outros trabalhadores que precisam adquirir mercadoria ou comprar novos equipamentos” relata Fábio Maschio, diretor executivo no Banco do Povo – Crédito Solidário

O principal objetivo é oferecer crédito para um pequeno capital de giro, completar um estoque ou mesmo resolver um problema a curto prazo. O microcrédito não tem como objetivo incentivar o consumo, mas sim uma alternativa para o trabalhador complementar a sua renda ou mesmo sair de uma situação de desemprego. O dinheiro virá dessas instituições parceiras, que aplicarão capital próprio nos empréstimos.

Com um serviço diferenciado, o agente de crédito visita o empreendimento, analisa a situação de cada um, é feito um plano de negócio e uma orientação sobre o melhor uso do recurso, além de promover o acesso ao crédito a juros baixos. Após a realização do empréstimo é feito um acompanhamento deste trabalhador ou trabalhadora para verificar os resultados do valor investido.

“Ter uma política que garanta a esses trabalhadores, acesso a um recurso para investir em seu próprio empreendimento, é essencial. Isto permite democratizar o crédito, tendo em vista que o sistema bancário tem regras burocráticas e é muito difícil dessas pessoas acessarem. O microcrédito é uma forma de distribuição de renda e auxílio na geração de renda das pessoas mais vulneráveis da sociedade”, destaca Vitor Hugo Tonin, economista e assessor do Sindicato Químicos Unificados.

Trabalhadores que prestam serviços em diversas áreas adotam, cada vez mais, o empreendedorismo para crescer profissionalmente, sair da informalidade e até vencer a situação de desemprego.

Segundo dados apresentados pelo Sebrae no final de 2019, Campinas conta atualmente com 73.358 MEIs, um volume 25% superior em relação a 2018. Em contrapartida, apesar das medidas anunciadas pelo governo federal, a maioria (60%) dos donos de pequenos negócios, que buscou crédito no sistema financeiro desde o início da pandemia, teve o pedido negado, é o que mostra a pesquisa “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, feita pelo Sebrae em abril de 2020.

Com todo esse cenário, além do desemprego alto, a precarização do trabalho e poucas perspectivas aos trabalhadores formais, o Banco do Povo – Crédito Solidário chega a Campinas para auxiliar estes pequenos empreendedores que pretendem investir em seus negócios. (com informações de divulgação)

O plantão do Banco do Povo – Crédito Solidário acontece semanalmente no Sindicato Químicos Unificados regional Campinas que fica na Avenida Barão de Itapura, 2022. Para informações e agendamentos, envie mensagem no Whatsapp 19- 97158-1683.

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

13 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago