.Por Verônica Lazzeroni Del Cet.
O mês de setembro está terminando, porém, as atividades da iniciativa “Laços – Semana da Saúde Mental” estão apenas começando.
A iniciativa, coordenada e planejada por membros de uma das 9 equipes do Projeto Operação Natal, tendo sido nomeada por Ação Social, distribui agora, em outubro, cartões amarelos personalizados com frases de acolhimento e ajuda aos universitários, público-alvo da campanha.
A atividade “Laços- Semana da Saúde Mental” é realizada desde 2019 e se repetirá de uma forma diferente esse ano, devido ao Covid-19. Apesar dos novos desafios e da necessidade em adaptar as tarefas para realização da campanha, a segunda edição da iniciativa está prevista para acontecer, já que a forte adesão e feedbacks positivos da edição do ano passado incentivaram os participantes em repetirem o feito.
“Com essa atividade, tivemos muitos feedbacks positivos e até pessoas postando fotos em seus perfis, voluntariamente, pois aquelas mensagens melhoraram o dia delas. Então, partindo de todo esse resultado, decidimos adaptar essa ideia, visto o cenário atual de pandemia, para que não deixássemos de atingir os universitários e a comunidade como um todo, com mensagens positivas”, explica a equipe composta por Caroline de Lima Silva (19), Melissa Limonta (20), Gabriel Menezes (18) e Felipe Santos Michel (21).
Os membros da equipe responsável pela edição deste ano são quatro universitários que estão engajados em fazer, mais uma vez, a distribuição dos cartões, ressaltando a importância da Campanha do Setembro Amarelo.
“É fundamental estar sempre discutindo temas como Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio”, diz a equipe que ressalta também a necessidade de buscar sempre a orientação de profissionais da saúde para aconselhamentos sobre o tema.
Objetivo da campanha
A campanha “Laços – Semana da Saúde Mental” prioriza a discussão do tema sobre prevenção ao suicídio e, para isso, busca incentivar com frases positivas outras pessoas que, talvez, estejam enfrentando momentos de angústia ou tensão. A equipe ainda ressalta sobre o intuito da ação social. “Levar a reflexão e proporcionar vivências de troca e acolhimento aos universitários, além de levar até eles um pouco de toda a magia da Operação Natal”, explicam os universitários da equipe.
No entanto, nesse ano, devido ao Covid-19, as atividades de produção da campanha e da realização dela acontecerão de forma diferente da edição passada, quando a ação social foi realizada em espaços públicos de duas universidades; USP e UFSCAR, nos campus da cidade de São Carlos.
Na primeira edição, os espaços das universidades, especialmente perto de bibliotecas e outros pontos estratégicos, foram decorados com cartões amarelos contendo frases acolhedoras. No entanto, este ano será um pouco diferente, segundo a equipe.
“Esse ano contaremos com atividades realizadas por plataformas online, como Google Meet, Youtube e redes sociais. Dentre as atividades, serão feitas: palestras, mesa redonda, correio do bem, distribuição de cartões temáticos através do serviço de delivery dos estabelecimentos parceiros, e uma live musical”, explicam os membros da Ação Social.
Voluntários e os cartões
Todos os cartões amarelos distribuídos são produzidos por voluntários. Inclusive, a distribuição dos cartões, neste ano, será realizada com parceiros da ação social, como a Kamzu Cookie Shop que entregará os cartões por delivery. Além disso, a equipe também pretende usar os cartões virtuais para serem enviados por aplicativos, como o WhatsApp.
A participação dos voluntários pode envolver ou a produção dos cartões, ou então, a entrega deles. Com relação ao grupo de voluntários que ajudam na produção dos cartões, neste ano, a equipe disponibilizou um formulário para que frases positivas pudessem ser sugeridas e utilizadas.
A confecção do material de campanha propõe liberdade dos envolvidos, como uso de imagens e estilos de letras. “A partir do momento em que receberam os cartões, os voluntários ficariam livres para criar os cartões com frases que disponibilizamos para eles, além de poderem personalizar da sua forma, seja com desenhos ou detalhes no tipo de escrita”, contou a equipe.
Além disso, o grupo se disponibilizou em encontrar-se com todos os voluntários em espaços abertos da cidade de São Carlos, como rodoviárias ou praças, para a entrega das cartolinas amarelas já cortadas em tamanho padrão. “Dessa maneira, conseguimos seguir todas as medidas de segurança do COVID-19 e garantir que essa atividade fosse construída de forma coletiva. Assim, cada voluntário ficou responsável por produzir seus cartões com as frases do formulário e, a recolhida ocorrerá da mesma maneira que a entrega”, explica a equipe.
Neste ano, o total de 13 voluntários ajudaram com a confecção e, em alguns casos, os envolvidos na ação social ajudaram com a entrega dos materiais para a produção dos cartões da campanha e a posterior entrega.
“As distribuições dos cartões físicos, neste ano, serão feitas por um dos parceiros do projeto: Kamzu. A forma se dará por conta da pandemia, para que não haja contato com as pessoas, aproveitando as entregas feitas por esses parceiros, que foram a melhor escolha por conta da estrutura de alcance e todas as restrições de encontros por conta da pandemia”, explica a equipe Ação Social.
Distribuindo acolhimento
O público-alvo da campanha são os estudantes, por ser um grupo que enfrenta diversos momentos estressantes e, por vezes, angustiantes, devido a rotina intensa de afazeres e deveres universitários, sendo, portanto, pessoas mais propensas a viverem momentos exaustivos não apenas fisicamente, como também mentalmente.
Por isso, a ação social buscou, desde o ano passado, distribuir acolhimento para essas pessoas. Assim, vários feedbacks positivos dos estudantes confirmam o sucesso do “Laços – Semana de Saúde Mental”. “Vários amigos meus, quando me encontravam pelo campus, elogiavam a ação dizendo que eles tinham amado e que ficaram um tempão olhando os bilhetinhos. Além disso, quando queriam dar um tempo e descansar, eles, ao invés de saírem da biblioteca, ficavam lendo as frases e que isso deixava eles felizes”, conta Marina Dantas, estudante de arquitetura da USP, ao ser questionada sobre a ação social.
“As atividade dos cartões tinham dado super certo e ajudaram várias pessoas a se sentirem mais leves no dia a dia estressante que elas enfrentam e, inclusive, continua ajudando as pessoas que pegaram cartões e levaram pra casa”, explica Marina ao relembrar de uma amiga que guardava um dos cartões na carteira e que, no momento que quisesse, conseguia realizar a leitura da frase acolhedora.
Conheça as iniciativas da “Operação Natal” e “Laços-Semana da Saúde Mental”
- Instagram: @operacao_natal https://www.instagram.com/operacao_natal/
- Facebook: Operação Natal https://www.facebook.com/operacaonatalsc/
- Evento do Facebook: Laços – Semana da Saúde Mental https://fb.me/e/1vLEUCZEN
Fotos e imagens: divulgação