“Você tem inveja disso aqui. Moleque, escuta aqui, você tem inveja dessas famílias aqui, você tem inveja disso aqui [aponta para a pele do braço]. Você nunca vai ter! Shhh! Você é semianalfabeto”, afirma o agressor contra um entregador de aplicativo em um condomínio de Valinhos, região metropolitana de Campinas. O caso teria ocorrido no condomínio de luxo Madre Villac, na cidade de Valinhos, interior de São Paulo.
A prática de racismo foi registrada e publicada nas redes sociais em vídeo postado nesta sexta-feira, 7 de agosto. O agressor humilha o entregador Matheus Pires e acredita que o trabalhador teria inveja dele por conta da cor de sua pele. O morador tem certeza de impunidade e diz que não vai acontecer nada com ele.
“Seu lixo, quanto deve ganhar por mês, hein? Dois mil reais? Não deve ter nem onde morar”, afirmou. O entregador tenta responde aos ataques do homem: “Eu tenho onde morar sim. Você conseguiu isso porque você trabalhou ou porque seu pai te deu?”
Até o momento, o agressor não teve o nome divulgado. O racismo é crime inafiançável e imprescritível, como estabelece a constituição. A pena prevista é de um a três anos de reclusão e multa, correspondente à violência.
A mãe do entregador publicou um desabafo em seu Facebook, pedindo para que ele seja exposto. Veja a mensagem:
‘Vamos deixar esse escroto de camiseta azul famoso, pois ele foi racista com um entregador que estava apenas fazendo o seu trabalho, e esse ser xingou e humilhou um trabalhador, se achando melhor que ele por morar em um condomínio de luxo.
Pois saiba ninguém é melhor que ninguém por ser rico ou ser branco e como (ele) é de família rica isso vai acabar no esquecimento, como sempre acontece.
Então por isso resolvi postar o vídeo. Isso é racismo e é crime e esse entregador é meu filho um trabalhador honesto e que não precisa sentir ou ter inveja de um escroto como esse pois ele não é.
Mesmo tendo dinheiro pra comprar tudo o que quiser, jamais comprará a educação o respeito, pois isso vem de berço e o dinheiro não compra jamais’.
(foto reginaldo azevedo - divulgação) Em São Paulo - Duas obras de momentos diferentes da…
(foto fernanda ferreira - divulgação) A cantora Mírian Silvestre e o violonista Matheus Dutra apresentam…
Cena de "A Última Sessão de Cinema", de Peter Bogdanovich (foto divulgação) Cinema clássico, produções…
(imagem reprodução) Levantamento de sigilos confirma que Mendonça escondeu elos de Vorcaro com KN, Fux,…
(imagem ataque em 2022 - reprodução) Na tentativa de manter um candidato de família miliciana…
(foto olivia borges - divulgação) O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas…