Pré-candidato a vereador de Campinas quer avanço no uso medicinal da maconha

O pré-candidato a vereador de Campinas pelo PSOL, Raul Pardinho, divulgou suas propostas de campanha, entre elas a de regulamentar o plantio de cannabis medicinal no município. “A proposta visa criar uma associação de familiares e amigos de usuários do cannabis medicinal e coloca-la em contato com pesquisadores do tema. A finalidade é desenvolver estudos científicos e, consequentemente, beneficiar os pacientes que necessitam do medicamento”, afirmou em rede social.

(foto divulgação)


Segundo Pardinho, a proposta é baseada no projeto de lei do deputado estadual e ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc (PSB-RJ). Ele também ressaltou a importância de se estabelecer uma conexão entre a associação proposta e a Unicamp, capaz de desenvolver as pesquisas pioneiras sobre cannabis medicinal no Brasil.

Pardinho lembrou que a comercialização de fármacos derivados da planta já é permitida no país, porém sua produção segue proibida. Com isso, os insumos devem ser importados, o que encarece e dificulta o acesso ao medicamento que pode ser utilizado em tratamentos diversos, como em casos de epilepsia e transtorno do espectro autista.

“Com a regulamentação, é possível desenvolver pesquisas científicas sobre o assunto, facilitar o acesso por parte dos pacientes e permitir a fiscalização do Estado. É uma situação em que todos saem ganhando”, afirmou.

O campineiro Pardinho é publicitário pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Iniciou sua militância política há quase uma década com a defesa de pautas sociais como distribuição de renda e melhorias no sistema educacional.

Apesar de reconhecer que o projeto pode sofrer resistência dos setores mais conservadores, ele se mostra satisfeito com a repercussão sobre o assunto: “Devemos deixar o conservadorismo de lado ao tratar desta pauta. As plantas, de modo geral, possuem diversas propriedades e precisamos saber extrair aquilo que há de melhor nelas. Acredito que estamos preparados para debater essa questão com a seriedade exigida e levar a proposta adiante”. (com informações de divulgação)

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

5 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

5 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

10 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

11 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

11 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

12 hours ago