A lei, ora a lei!

.Por Marcelo de Mattos.

As leis nunca tornaram os homens mais justos. Ao assistirmos a instrumentalização da Polícia Federal, 38 mil pessoas investigadas sem ação judicial ou o Ministro Fachin do STF revogando decisão de outro Ministro da mesma Corte, ficam evidentes que as estruturas e mecanismos de compadrios e poder se perpetuam para apropriação de uma casta de indivíduos solertes.

Henry D. Thoreau (imagem reprodução)

A obediência às leis e práticas governamentais depende da avaliação de cada indivíduo, que deveria negar a autoridade quando esta tivesse caráter injusto. Acaso tal afirmação é ameaçadora, subverte, perturba?

Felizmente, sim e nos foi proposta no século XIX pelo intelectual americano Henry D. Thoreau em seu manifesto “Desobediência Civil”. A sua bela teoria humanista contra a escravidão reconstruiu o ímpeto histórico de Gandhi a Martin Luther King, contra armas e guerras e nos mantém vivos contra o arbítrio do Estado.

Recent Posts

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

13 minutes ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

16 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

18 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

22 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

22 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

22 hours ago