Voluntariado e transformação pessoal

.Por Roberto Ravagnani.

Voluntariado é para quem tem tempo. Voluntariado é para comprar lugar no paraíso. Voluntariado só faz quem está bem de vida. Essas e muitas outras afirmações ouvimos por aí sobre o trabalho voluntário, o que normalmente ajuda afugentar os já poucos candidatos a vagas de voluntários espalhadas pelo país.

(imagem gerd altmann – pl)

Obvio que são afirmações caluniosas (Fake News) para ser muito polido na colocação sobre o trabalho voluntário, pois o trabalho voluntário é uma grande ferramenta de transformação, primeiro pessoal, quando mostra e apresenta de forma crua outras realidades que você passava por elas mas não as conhecia nas entranhas, por te apresentar pessoas muito ricas de conteúdo, vivencias e entusiasmo pela vida que pouco se ve e por te proporcionar experiencias marcantes de aprendizado e troca.

Se isso já não fosse o suficiente, ainda prova reações em quem recebe o trabalho, que vão muito além do receber um lanche, uma brincadeira, uma orientação, uma roupa, uma casa, recebem um verdadeiro legado, não perceptível a olho nu mas perceptível para seus receptáculos neuronais que farão esta conexão em um tempo qualquer da vida destas pessoas. O legado de perceber que tem ainda pessoas se interessando por outras pessoas que não são seus parentes mais próximos ou conhecidos.

Esse é um legado que podemos deixar e somos incapazes de saber o impacto que vai causar nestas pessoas, e estou colocando de forma afirmativa, vai deixar, vai causar, um impacto que não conseguimos mensurar.

Portanto antes de fazer afirmações que não são as mais reais sobre o voluntariado, saiba os seus benefícios e os propague, já que gosta de propagar algo, faça com o verdadeiro, o trabalho é o mesmo. Neste período de pandemia pelo qual o mundo passa, e vai passar, o voluntariado é exaltado e por isto aproveito este momento para fazer com que leiam e escutem muito mais sobre o tema, visto que estão sensíveis a ele, para que pós pandemia ainda tenhamos o ecoar do assunto pelo mundo.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial

Recent Posts

Fábio Porchat mostra que Flávio Bolsonaro tem intenção de voto porque a mídia é corrupta e desinforma

(imagem reprodução) Um manifesto nesta reta final de campanha diz que a Imprensa Falhou com…

1 hour ago

Em nova temporada, ‘Uma Questão de Tempo’ reúne quatro amigos, um mistério e muito humor

(foto divulgação) Quatro personagens, um reencontro inesperado e um mistério deixado para trás. “Uma Questão…

2 hours ago

Cantora italiana Susanna Stivali reúne convidados em show dedicado à canção brasileira

(foto giuseppe franco - divulgação) A Rabeca Cultural, em Campinas, recebe a cantora italiana Susanna…

2 hours ago

Biblioteca Zink recebe Convenção de Ficção Científica, com palestras e demonstração de cão-robô

(foto carlos bassan - pmc) A Base Estelar Campinas realiza sua 51ª Convenção de Ficção…

5 hours ago

Ricardo Henrique e Estela Manfrinato apresentam o show ‘Casa Brasileira’ em Sousas

O espetáculo “Casa Brasileira”, com o violonista Ricardo Henrique e a cantora Estela Manfrinato, será…

6 hours ago

Traidores da pátria não vão transformar o Brasil em quintal dos EUA, indica Lula na ONU

(imagem ricardo stuckert - pr) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender…

1 day ago