Categories: Geral

Série de debates discute saberes tradicionais das culturas afro-brasileiras e indígenas em tempos de pandemia

A série Ideias, realizada pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), segue trazendo a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que fazem parte da agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Adriana Barbosa (Foto: Acervo Pessoal)

Na série de debates da semana, destacamos na quinta-feira (25), o debate “Lágrimas de morte, cantos de cura: saberes tradicionais em tempos de pandemia”. Reunindo uma sacerdotisa do candomblé e uma etnomusicóloga, essa mesa apresenta percepções que as culturas afro-brasileiras – e em especial as religiões de matrizes africanas – e indígenas construíram a respeito do adoecimento, da cura e da morte.

Essa mesa será a primeira de outras ações que irão compor o projeto: “PANDEMIA: PASSADO, PRESENTE, FUTURO”, propondo diálogos entre áreas do conhecimento que parecem distantes nas discussões sobre a pandemia de Covid-19 – as ciências da saúde, as humanidades, as artes e os saberes tradicionais. Estas ações serão compostas por especialistas, possibilitando uma conversa entre profissionais da saúde e escritores(as), estudiosos(as) da língua ou da literatura, religiosos(as) e artistas plásticos(as), sobre os cenários passados e presentes e as perspectivas quanto às mudanças impostas por surtos epidemiológicos como esse que está em curso, com características particularmente agudas no Brasil. Mais que simples diagnóstico da situação, trata-se de refletir, sob pontos de vista diferentes, e sem perder a referência do passado, sobre um futuro próximo cada vez mais incerto, partindo do multifacetado acervo cultural e científico brasileiro.

Participantes: Nívia Luz – iarolixá do Terreiro Ilê Axé Oyá e coordenadora do Instituto Oyá, é graduada em turismo e mestra em cultura e sociedade pela Universidade Federal da Bahia; Rosângela Pereira de Tugny – Doutora em música e musicologia pela Universidade de Tours (França), é professora do Centro de Formação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia e autora de Escuta e poder na estética tikmũ’ũn maxakali.

Mediação: Joaci Pereira Furtado – Docente do Departamento de Ciência da Informação do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.

Apresentação: Dulci Lima – Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

No sábado (27), será discutido o tema “A periferia explica: Geração de renda e inclusão produtiva em tempos de pandemia”. Diante das novas dinâmicas de vida causadas com a chegada da pandemia, serão apresentadas perspectivas de inserção social e geração de trabalho e renda a partir de pessoas e iniciativas periféricas que construíram sua autonomia e suas próprias tecnologias de sobrevivência em um contexto social de vulnerabilidade desde sempre existente nos territórios que ocupam.

Participantes: Marcelo Rocha – Conhecido como DJ Bola A Banca, é pai de três filhos e Dj da banda Abôrigens. Fundou A Banca, um negócio de Impacto da Periferia, co-criou a ANIP – Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia em parceria com a FGVcenn e a ARTEMISIA, é conselheiro do Instituto Coca Cola Brasil e Fellow da Social Good Brasil e da Ashoka; Adriana Barbosa – É a mulher por trás de toda a plataforma Feira Preta, a maior feira negra da América Latina para fomentar os negócios de empreendedores negros e atender consumidores afro ávidos por produtos que remetessem às suas raízes. O projeto se expandiu e hoje Adriana capacita empreendedores por todo o Brasil para desenvolver suas empresas.

Mediação: Tiaraju Pablo D’Andrea – professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Zona Leste/Instituto das Cidades. Coordenador do CEP (Centro de Estudos Periféricos).

Apresentação: Midiã Claudio – Assistente da Gerência de Educação para a Sustentabilidade e Cidadania.

As transmissões podem ser acompanhadas pelo youtube.com/sescsp.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

12 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago