A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, de cassar a liminar que mantinha 468 comissionados (cargos de confiança e apadrinhados políticos) na Prefeitura de Campinas, deve complicar os direitos políticos do prefeito Jonas Donizette (PSB).
Jonas manteve os comissionados por 4 anos, desde a primeira decisão do juiz da 1ª Vara Cível de Campinas (SP), Mauro Fukumoto, em 2016. O juiz atendeu na época uma ação do Ministério Público e determinou a demissão de 468 funcionários comissionados na Prefeitura. Mas Jonas manteve cargos desafiando e recorrendo na Justiça contra os alertas do Ministério Público que, desde 2013, apontava abuso e uso político dos cargos públicos.
Nesse período, como o inchaço na folha de pagamento, houve uma quebra financeiras das contas da prefeitura, que precisou parcelar o salário dos funcionários públicos de carreira.
O TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) confirmou a decisão em 2019 e determinou a perda da função pública do prefeito. O MP começou a investigar a farra dos cargos comissionados, a partir de denúncias dos próprios vereadores de Campinas. Alguns comissionados chegam a ganhar R$ 40 mil por mês em cargo de diretoria.
Um recurso no STF permitiu a Jonas não cumprir, tanto a decisão em primeira instância e quanto a do Tribunal de Justiça de São Paulo. Agora, o recurso foi cassado pelo ministro Tofolli e a demissão deve ser realizada. Nesse período, os prejuízos aos cofres públicos devem ser contabilizados.
Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…
(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…
(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…
(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…