Ao recusar um convite para entrevista para as Organizações Globo, feito pelo jornalista Bernardo Mello Franco, o ex-presidente Lula negou e mostrou, em carta, as “falhas” do jornalismo da Rede Globo nas coberturas da Lava Jato. Além disso, afirmou que não dará mais entrevista para a Globo, “enquanto não for reconhecido e corrigido o tratamento editorial difamatório”. Ou seja, Lula provavelmente nunca mais dará entrevista para a Globo. Veja a Carta.
Prezado Bernardo,
Agradeço o convite para uma entrevista para o jornal O Globo em uma série sobre ex-presidentes da República. Seu convite destoa da censura imposta pelas Organizações Globo. Não confundo as organizações com as diferentes condutas profissionais de cada um dos seus jornalistas.
O que me impede de atendê-lo é o notório tratamento editorial que as Organizações Globo adotam em relação a mim, meu governo e aos processos judiciais ilegais e arbitrários de que fui alvo, que têm raízes em inverdades divulgadas pelos veículos da Globo e jamais corrigidas, apesar dos fatos e das evidências nítidas, reconhecidas por juristas no Brasil e no exterior.
As próprias sentenças tão celebradas pela Globo são incapazes de apontar que ato errado eu teria cometido no exercício da presidência da República. Fui condenado por ‘atos indeterminados’.
Ao invés de ser analisada com isenção jornalística, a perseguição judicial contra mim foi premiada pelo O Globo. As revelações do site The Intercept foram censuradas, escondendo as provas de que fui julgado por um juiz parcial, em conluio com os promotores, que sabiam da fragilidade e falta de provas da sua acusação.
Enquanto não for reconhecido e corrigido o tratamento editorial difamatório das Organizações Globo não será possível acolher um pedido de entrevista como parte de uma normalidade que não existe, pelos parâmetros do jornalismo e da democracia.
Luiz Inácio Lula da Silva”
(imagem divulgação) A temporada de 2026 do projeto Clássicos em Cena chega com novidades, para…
As políticas de dominação dos EUA e da Europa provocaram a morte de pelo menos…
(foto arilson jardim anacre) O governo neoliberal e extremista de Jair Bolsonaro (PL) está na…
(imagem divulgação) O CINEADU Especial recebe, no dia 18 de março (quarta-feira), às 19h, a…
Artistas visuais, poetas e criadores têm até o domingo, 15 de março, para participar da…
(foto andréa rêgo barros - divulgação O cantor, compositor e multi-instrumentista Marcelo Jeneci volta a…