Vereador quer que Prefeitura divulgue se maioria de mortos por Covid-19 são pretos e pobres

O vereador Pedro Tourinho (PT) protocolou nesta terça-feira, 20, um Projeto de Lei que determina aos órgãos públicos e instituições privadas de assistência à saúde de Campinas a inclusão nos registros oficiais informações de etnia e raça, além de localização e de gênero, para a produção de dados oficiais de contaminação e mortalidade pela Covid-19.

Pedro Tourinho (foto arq pes – reprod)

Dados dados do 3° Boletim Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, do dia 30 de abril, apontam que o risco de morte de negros por Covid-19 é 62% maior em relação aos brancos. No caso dos pardos, esse risco é 23% maior.

Campinas já tem mais de mil casos confirmados da doença e 44 mortes. Atualmente, a Prefeitura de Campinas divulga apenas a idade da vítima, o que produz uma visão enganosa da realidade, visto que não apresenta as condições sociais, étnicas, econômicas e de atendimento da vítima.

O Projeto também prevê que tais registros façam parte da apresentação pública dos dados de infecção e mortalidade. O projeto é inspirado na iniciativa do ex-ministro da Saúde e deputado federal, Alexandre Padilha.

“A produção e refinamento desses dados oficiais é muito importante para o que o poder público possa mapear as situações de maior vulnerabilidade e poder agir no sentido de minimizar os efeitos da pandemia sobre as populações mais expostas. O Brasil tem uma sociedade extremamente desigual fruto de 400 anos da exploração dos povos escravizados. O Estado precisa produzir um panorama refinado para identificar como a pandemia ataca as diferentes camadas sociais, para que a partir daí as iniciativas sejam tomadas de acordo com as necessidades identificadas”, anotou o vereador.

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

1 day ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

1 day ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

1 day ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

1 day ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

1 day ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

1 day ago