Pesquisadores da China dizem ter descoberto remédio que pode deter pandemia

Pesquisadores da Universidade de Pequim, na China, afirmaram ter desenvolvido um tratamento promissor e capaz de interromper a pandemia de coronavírus. O medicamento em fase de testes é um antiviral e permitiria não apenas curar os doentes, mas também imunizar temporariamente a população.

(imagem niaid – fp)

Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem 110 estudos oficiais de vacinas para o SARS-CoV-2. A maioria dos laboratórios estão concentrados nos Estados Unidos, na China e na União Europeia. Grandes empresas privadas são responsáveis por quase 75% dessas pesquisas em busca de uma vacina, que seria mais lucrativa do que o uso de anticorpos com ação antiviral.

Em uma entrevista à AFP, o diretor do Centro de Inovação Avançada em Genômica da Universidade de Pequim, Sunney Xie, disse que o tratamento pode estar disponível antes do final do ano. Esse seria mais um motivo para o isolamento social contra o coronavírus. É possível que a partir do segundo semestre, novos tratamentos reduzam drasticamente a mortalidade da doença.

“Somos especialistas em sequenciamento de células únicas, não imunologistas, ou virologistas. Quando constatamos que nossa abordagem nos permitiu encontrar um anticorpo que neutraliza (o vírus), ficamos muito felizes”, comentou o professor Xie. Um tratamento baseado em anticorpos normalmente é mais rápido do que a produção de uma vacina e bem mais fácil e barato para produzir em grande escala.

“A preparação dos ensaios clínicos está em andamento e serão feitos na China e em outros países “, informou o pesquisador. (Veja reportagem completa aqui)

Recent Posts

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

3 hours ago

Duo homenageia vozes negras da música brasileira em releituras instrumentais com flauta e sanfona

(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…

3 hours ago

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

21 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

1 day ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

2 days ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago