Os desafios

.Por Roberto Ravagnani.

Muitos ainda são os desafios do trabalho voluntário em vários países latino americanos, no Brasil não é diferente e pelo tamanho do país diria que o desafio é maior ainda. Por falta de apoio efetivo dos governos em todos os níveis e a sociedade civil ainda não se mobilizou de forma organizada e sem medo de “concorrência” para tornar isso uma realidade no Brasil.

(foto madsmith33 – pl)

Precisamos de uma plataforma que possa atender as mais diferentes OSC’s e nos mais distantes locais do país, da maneira mais simples e objetiva sem complexidades demais e com o maior número de informações possível.

Os países precisam encontrar uma forma de ter uma plataforma única de oferta e apresentação de trabalhos voluntários, é fundamental para não só facilitar para as OSC’s e também para os voluntários ou interessados, como para pesquisas e facilidade de orientações sobre o assunto, todos buscando um local único para este assunto poderão ser melhor orientados, não haverá superposição de trabalhos e nem retrabalho por parte das OSC’s que hoje precisam colocar suas ofertas em várias plataformas e até mesmo na mídia tradicional que normalmente não da muita atenção as nossas solicitações, quando se diz respeito a captação de voluntários, mesmo em tempos de calmaria fora de grandes crises.

Portanto é urgente para o VOLUNTARIADO, termos essa plataforma unificada nacional, com apoio de vários organismos para se manter em ordem e atualizada e sendo uma plataforma nacional de grande interesse, pois hoje falamos na ordem de 40.000.000 de pessoas interessadas no assunto voluntariado, mas que creio que com organização poderia aumentar substancialmente e passar a chamar a atenção de empresas para anúncios, tornando a sua manutenção muito mais fácil e sustentável.

O grande sonho obvio, uma plataforma que pudesse atender toda a américa latina, ai sim seria uma dadiva para o voluntariado e para as OSC’s, promovendo uma integração regional e a facilitação do intercambio de voluntários entre os países.

Vamos sonhar e trabalhar, quem sabe não sei em que tempo poderemos ter plataformas integradoras e não o que temos hoje plataformas totalmente pulverizadas pelas regiões que não conseguem fazer o seu papel nem mesmo regional, por falta de integração e apoio de forma mais ampliada e consciente de nosso papel no terceiro setor. Não estamos lutando um com o outro, mas sim lutamos por um único objetivo todos, um mundo melhor para todos. Vamos entender isso?

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

4 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

9 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

9 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

9 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

1 day ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

1 day ago