Categories: Ideias e Prosas

A questão Felipe Neto

Felipe Neto (imagem reprodução tv)

.Por Luís Fernando Praga.

Muitos desconfiam, porque nunca desenvolveram a capacidade de confiar…

Eu confio na verdade das palavras do Felipe Neto!

Eu não condeno antes do crime, não atribuo crimes a inocentes (e todos são inocentes, até que se prove o contrário, não era assim?) e não acredito no castigo e no linchamento como instrumentos da justiça, numa sociedade evoluída.

Creio em arrependimentos sinceros; confio na habilidade da assimilação histórica dos fatos e tenho fé na cura de certas “cegueiras”.

Vejo Felipe Neto como um jovem, de origem humilde, que ficou milionário muito rápido, porque seu talento alivia certas carências humanas e atende a uma demanda do mercado.

Sim, nesse contexto, é óbvio que ele corre um sério e evidente risco de ser cooptado pela implacável selvageria do capitalismo, mas não o vejo como um caso perdido, muito pelo contrário: enxergo-o como alguém inteligente, ciente de suas ignorâncias e de que ainda tem muito a aprender, ávido por conhecimento e por somar esforços na luta pela liberdade e justiça social no Brasil!

Entendo que ele tem muito a nos ensinar!

Talvez ele seja só um daqueles indivíduos cuja essência humana latente tenha sido despertada… Diante do trágico destino de se “morrer dormindo”, nunca é tarde para o despertar; e o despertar da essência humana não escolhe gênero, raça, origem, classe social nem hora pra acontecer…

A retratação de Felipe Neto reflete, nitidamente, a mudança da qual a sociedade brasileira mais necessita pra que se componha como um povo, e, convenhamos, é uma ocorrência raríssima entre os golpistas.

Se Felipe Neto tem críticas à esquerda e ao PT, críticas construtivas devem ser bem-vindas. Se ele errou no tom ou no conteúdo das críticas, por outro lado, tem demonstrado que não se orgulha desse passado.

Se ele apoiou o golpe contra o Brasil (contra Dilma), ação pela qual já se declarou arrependido, ele também aderiu precocemente ao “Ele Não!” e declarou seu voto em Fernando Haddad… diferente do Ciro Gomes.

Meu desejo é de que a esquerda o acolha, antes de repelir; que o escute, antes de descartar; e que dialogue, antes de xingar e ofender.

Meu desejo é de que todo ser humano (inclusive o de esquerda) perceba que está travando uma batalha de vida ou morte pelo esclarecimento, contra o fascismo, contra genocidas, e que está perdendo!

Sejamos menos arrogantes e mais humildes, aceitando nossas limitações nesta batalha; e toda a ajuda possível!

A gente não está em condições de abrir mão da contribuição de uma voz antifascista que alcança tanta gente! A gente não pode se dar ao luxo de prescindir de potenciais aliados, tão importantes e estratégicos!

Não podemos cair na armadilha de tratar seres humanos da forma com que os fascistas tratam! Lembremo-nos: OS FASCISTAS SÃO ELES!

E, se um dia a História demonstrar que minha ingenuidade me traiu, serei capaz de assumir que errei, que confiei em quem não deveria, que não enxerguei os detalhes sórdidos ocultados de meus olhos mal treinados; e arcarei com as consequências do meu erro de confiar… assim como Felipe Neto foi capaz de fazer.

Carta Campinas

Recent Posts

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

14 hours ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

15 hours ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

19 hours ago

Banda campineira Forróbaile lança o primeiro álbum em show gratuito na Sala dos Toninhos

(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…

1 day ago

Experiência imersiva leva a uma viagem histórica e cultural pela Grande Muralha da China

(foto tati ferro - divulgação) A história, a cultura e as transformações da China ao…

1 day ago

Mendonça precisa mostrar 37 notas emitidas em 3 dias próximos ao encontro secreto com Vorcaro

(imagem reprodução) O ministro André Mendonça, do STF, precisa explicar e mostrar as 37 notas…

2 days ago