O governo Bolsonaro, um desastre total para a ciência brasileira, cortou o financiamento de 346 pesquisadores somente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A redução de 346 bolsas em Programas de Pós-Graduação com notas 3, 4 e 5 (o máximo é 7, referência para as áreas do conhecimento) decorre de publicação, no último dia 18 de março, da Portaria Nº 34, de 9 de março de 2020, que altera a distribuição de bolsas.
Isso em plena crise do coronavírus. Na UFPB, o Laboratório de Biotecnologia Farmacêutica conta com ajuda de voluntários e precisa de doações para manter produção de máscaras e de álcool gel. (veja foto)
De acordo com a pró-reitoria de pós-graduação da UFPB, Maria Luíza Feitosa, a universidade perde 346 bolsas de um total de 1.298. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estima uma perda de 26,65% das bolsas para cursos de mestrado e doutorado, no âmbito do Programa de Demanda Social (DS) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível superior (Capes), que tem a finalidade de formar recursos humanos de alto nível necessários ao país.
O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) alerta que a Portaria Nº 34 ocasionará uma significativa perda de bolsas nos programas de pós-graduação, aprofundando cortes que já tinham se iniciado no ano passado. “Os cortes independem da nota ou região em que se encontram”, diz a gestora. “Nem mesmo os programas nota 6, padrão de excelência internacional, foram poupados”, comenta. (Com informações da UFPB)
(imagem reprodução) Diversas organizações da sociedade civil, entre elas o ANDES-SN (Sindicatos Nacional dos Docentes…
(imagem reprodução) A Polícia Federal (PF) encontrou uma sala secreta em um hangar no Aeroporto…
Bandeiras erguidas na sexta-feira e uma caminhada no sábado vão marcar os últimos dias de…
Foto de Marilda Tedesco (divulgação) O Ponto de Cultura Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa)…
(lu bortolini - foto divulgação) O forró pé de serra ganha voz feminina e novas…
(foto firmino piton - pmc) O espetáculo “Quando Falta o Ar”, solo escrito e interpretado…